O superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, participou do Congresso Empresarial da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Entre Rios (Cacier), realizado em Umuarama (PR). O encontro reuniu lideranças e empresários para discutir temas estratégicos ligados à competitividade e ao desenvolvimento econômico da região.
A programação incluiu palestras, talk shows e debates sobre assuntos como associativismo e reforma tributária. Para José Augusto, o evento foi um espaço relevante de troca de experiências e networking, reforçando a importância da integração entre entidades representativas do setor produtivo.
No primeiro momento de sua participação, o dirigente mariliense abordou o tema associativismo, área em que atua há quase 50 anos. Ele destacou o papel das associações comerciais na promoção do desenvolvimento econômico e social, na geração de soluções coletivas e na representatividade institucional junto ao poder público.
Em seguida, José Augusto integrou um painel sobre Desenvolvimento Regional, quando apresentou algumas iniciativas da Associação Comercial de Marília, como o Programa Facim, o Ambiente de Inovação, o modelo de gestão certificado pela ISO 9001 e outros serviços oferecidos à classe empresarial da cidade.
Segundo ele, Marília vem se consolidando como referência em boas práticas de gestão associativista. “A Associação Comercial tem desempenhado um papel importante na oferta de soluções e serviços que fortalecem o setor produtivo local”, destacou.
O congresso, realizado no auditório do Sest/Senat de Umuarama, reuniu centenas de participantes e foi considerado um marco para o fortalecimento do associativismo empresarial no norte do Paraná.













