O munícipe Silvio Zoilo procurou a Rede Alpha para relatar o drama vivido por ele e sua mãe, de 72 anos, durante um atendimento emergencial no sistema público de saúde de Botucatu. A idosa, que estava sendo atendida no Posto de Saúde do Jardim Peabiru, precisou ser transferida para o Pronto Socorro Adulto, devido a gravidade da situação, seguindo os protocolos padrão da Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, o que era para ser um simples deslocamento acabou se transformando em um episódio de indignação e revolta.

Segundo relato de Silvio, a ambulância do Serviço Municipal de Ambulância que foi enviada para realizar o transporte chegou em condições consideradas deploráveis. O veículo estava visivelmente empoeirado, sem maca adequada e sem cinto de segurança. Um dos problemas mais graves foi a falta de um conector essencial para o uso de um tubo de borracha necessário ao transporte da paciente. De forma improvisada, o equipamento foi cedido ao munícipe com a orientação de que, após o uso, o devolvesse ao posto de saúde — mesmo sendo um material de uso descartável.
Já no Pronto Socorro Adulto, ao tomar ciência da situação, um assessor de gabinete da Prefeitura, Fernando Carmoni, que estava no local, teria abordado o munícipe pedindo que “desse uma chance para o Fábio”, em referência ao prefeito Fábio Leite, na tentativa de evitar que a Rede Alpha fosse acionada para cobrir o caso. O Munícipe já tomado de indignação disse ter feito o contato com o Vereador Abelardo, mas o mesmo só poderia ajudá-lo na segunda-feira, porém o assunto era urgente e a reportagem da Alpha foi até o local imediatamente e ouviu o munícipe.
Este episódio se soma a uma série de denúncias já feitas por moradores sobre o estado crítico da frota de ambulâncias do município. São frequentes os relatos de veículos sucateados, equipamentos danificados, falta de condições mínimas de higiene e deslocamentos feitos apenas com motoristas, sem qualquer acompanhamento médico ou de enfermagem.
Ainda segundo o munícipe, assim que a ambulância chegou ao Pronto Socorro, sua mãe foi prontamente atendida porém o estado de saúde dela é delicado, mas não corre risco de morte.
A reportagem da Rede Alpha entrou em contato com o secretário de Saúde e vice-prefeito, André Spadaro, com a secretária de Comunicação, Cinthia Al Lage, e com o próprio prefeito Fábio Leite para obter esclarecimentos sobre o ocorrido e as condições do serviço municipal de ambulâncias. Até o fechamento desta matéria, nenhum deles se pronunciou.
Matéria: Apha Notícias