Sonia Guajajara participou do último dia dos jogos indígenas, neste domingo (15), na aldeia Ekeruá, em Avaí (SP)
Matéria: g1 Bauru
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, destacou o trabalho de brigadistas no combates às queimadas que atingem todo o estado de São Paulo, durante o último dia dos jogos indígenas, neste domingo (15), na aldeia Ekeruá, em Avaí (SP).
O evento reuniu 10 aldeias do estado de São Paulo e também do Paraná. Durante cinco dias os participantes disputaram diversas modalidades da tradição indígena, como arco e flecha, zarabatana, arremesso de lança e cabo de força.
Sonia foi recebida por organizadores e seguiu para uma cerimônia. A ministra, em seu discurso, falou como a preocupação com as queimadas pelo país e a importância dos povos indígenas na preservação do meio ambiente.
“Nós estamos aqui com representação de brigadistas indígenas do Prevfogo [Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais] e que sabem bem a dificuldade que nós estamos passando nesse momento. Eu sei que não é um trabalho fácil para os brigadistas conter os incêndios, imagina quando esse incêndio está totalmente descontrolado.”
Situação de emergência
Todo o estado continua em situação de emergência por conta do alto risco de incêndios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quase mil incêndios já foram registrados em setembro deste ano.
Depois do evento, a ministra participou de uma reuniao a portas fechadas onde ouviu demandas das lideranças locais.