Alunos do curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército conheceram mais sobre os desafios e perspectivas para o agro nacional
Uma verdadeira aula de economia, com foco no setor agropecuário. Assim os militares do curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) classificaram a palestra do gerente do Departamento Técnico e Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do estado de São Paulo (Faesp), Cláudio Brisolara. Durante pouco mais de uma hora eles conheceram a importância da instituição para o agro nacional, viram os desafios para o futuro e as perspectivas de crescimento.
Na abertura da reunião, ao dar as boas-vindas, o presidente do sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles, falou da importância do trabalho do Exército, protegendo as fronteiras e contribuindo para a integridade desse país-continente. Numa retrospectiva, comemorou as conquistas dos últimos 50 anos, quando deixou de importar tudo o que era consumido no país para transformar-se no segundo maior exportador global de alimentos, apenas atrás dos Estados Unidos.
“Hoje somos essa potência agropecuária por conta da criação da Embrapa, que dominou a produção nos trópicos, permitindo um verdadeiro salto para a construção de um dos principais players agrícolas do mundo. Da mesma forma, a criação do Proalcool, com o desenvolvimento de uma nova matriz energética, mais sustentável, mostrou nossa preocupação com a preservação ambiental e com a qualidade de vida da população”, explicou Meirelles.
Atentos a todos os dados apresentados por Brisolara, os alunos fizeram uma série de perguntas sobre as oportunidades e ameaças para o agro, que vão desde a dificuldade de conexão da comunicação entre as populações urbana e rural, até a diminuição nos recursos para o seguro rural, que impacta diretamente na vida do produtor. Outra questão levantada foi o uso de bioinsumos, em substituição a produtos que reduziam as margens de lucro no campo.
Ao fim do evento o coronel Glauber Corrêa Netis Teles passou a palavra ao coronel Rui Cesar Rech para os agradecimentos. Ele reiterou a importância de conhecer a realidade dos setores, ouvindo dos legítimos representantes dos produtores rurais os desafios enfrentados no campo.
“Reforçamos aqui os conhecimentos de nossos alunos sobre esse setor que move a economia nacional. Levamos desse encontro quatro verbos que simbolizam a Faesp. Estudar para superar as barreiras que venham a surgir ao longo da caminhada; conhecer, para poder encontrar as melhores soluções; proteger o setor, defendendo com afinco o produtor rural; e representar com qualidade o agro”, concluiu Netis Teles.
A visita teve a participação de 30 alunos, sendo 27 coronéis do Exército, dois capitães de Mar e Guerra da Marinha e um coronel da Força Aérea, além de cinco instrutores, sendo três coronéis e um major do Exército brasileiro e um major do Exército francês. Completava a equipe um coronel, representando o Comando Militar do Sudeste.
Galeria
The post Militares participam de palestra sobre setor agropecuário appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.













