Mapa viabiliza exportação de queijo premiado paulista para os Estados Unidos

Cópia de CuestAzul

Servidores do Ministério da Agricultura e Pecuária orientaram empresa de Pardinho que planeja destinar 40% da produção ao mercado externo

Uma empresa fabricante de queijos de Pardinho, no interior de São Paulo, exportou para os Estados Unidos cerca de 650 quilos de um queijo premiado, feito à base de leite cru. O procedimento não é comum, por isso exigiu uma atenção e um acompanhamento por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

A ação envolveu vários setores do Mapa, incluindo o SIF (Serviço de Inspeção Federal), Central de Certificação e o sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Ao todo, 64 peças – de aproximadamente 10 quilos cada – embarcaram em voo comercial no dia 10 de junho. Elas foram embaladas de forma individual e lacradas com carimbo do SIF, por orientação do Mapa.

“É um momento histórico, estamos muito orgulhosos”, disse Vanessa Alcolea, responsável técnica e mestre queijeira da empresa. Um dos desafios, segundo ela, foi climatizar os paletes para que a temperatura ideal fosse mantida durante o transporte aéreo.

A carga teve como destino Nova York, nos Estados Unidos, onde foi recebida por um entreposto aduaneiro. “É um entreposto em que o importador já costuma trabalhar e a carga ficou refrigerada até o desembaraço lá”, afirmou Vanessa.

Vanessa Alcolea, responsável técnica da Pardinho Artesanal

No final de semana, o produto foi lançado no Summer Fancy Food Show, evento que apresenta produtos artesanais de alta qualidade em mais de 40 categorias. Em julho, representantes da queijaria vão participar de painéis sobre queijos brasileiros no congresso da American Cheese Society Conference, em Sacramento, na Califórnia.

De acordo com a empresa, a meta é destinar 40% da produção ao mercado externo. Negociações com o exigente mercado japonês foram iniciadas.

Pardinho Artesanal

Situada no oeste paulista, a 207 quilômetros de São Paulo, a Pardinho Artesanal é um laticínio singular que se destaca destaca pela utilização do leite cru, tacho de cobre, maturação em cavernas com prateleiras de madeira, entre outros detalhes, resultando em queijos autorais brasileiros de excelência. A produção começa com o manejo exemplar de suas vacas das raças GIR e GIRSEY, focado no bem-estar animal, e segue com a fabricação artesanal dos queijos, utilizando as mais modernas práticas técnico-laboratoriais para trabalhar com leite cru.

A Pardinho Artesanal traz uma nova perspectiva sobre a riqueza e complexidade do trabalho manual, conquistando importantes reconhecimentos nacionais e internacionais por seu projeto completo, natural, sustentável e irreproduzível

Destaque para o Cuestinha, um queijo de massa macia, com notas adocicadas e amendoadas, e casca rústica que contribui para a experiência geral.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *