Encontro teve o objetivo de planejar as ações e traçar as diretrizes para a participação das unidades escolares do município no projetoAs equipes técnicas das Secretarias Municipais da Educação e da Saúde se reuniram na última semana, para discutir as ações de adesão das unidades escolares do município ao Programa Saúde na Escola (PSE), que é mantido e coordenado pelo Governo Federal.
![](https://falamarilia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250217-WA0005-1024x822.jpg)
A reunião técnica foi realizada na sede administrativa da Secretaria Municipal da Saúde. Segundo, nota técnica do Ministério da Saúde, o prazo para a adesão dos municípios ao PSE vai até o dia 31 de março. No total, as ações do programa federal estão vinculadas às 14 temáticas de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos nas escolas.
“É essencial o apoio dos gestores estaduais e municipais das áreas de educação e saúde, pois se trata de um processo intersetorial que busca melhorar a saúde dos educandos, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde, além de reforçar os compromissos e pactos estabelecidos por ambos os setores”, afirma Denise Franzolin Valera, que integra a equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde no PSE.
Desde 2013, quando aderiu ao PSE, o município de Marília continua avançando e, atualmente, a cidade já conta com 61 escolas – incluindo também as Estaduais de Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), e 41 unidades de saúde cadastradas no programa.
“Pactuar as escolas prioritárias e planejar as ações do PSE, neste momento, é primordial. As unidades escolares, tanto de Educação Infantil como de Ensino Fundamental estão organizando o planejamento anual, que acontece durante a semana do carnaval e é, neste período, que as equipes gestora e docente reúnem-se para definir as ações prioritárias do PSE – que irão compor a proposta pedagógica do ano letivo”, ressalta Izadora Maleski Serrano, responsável pela organização do PSE na secretária municipal da Educação.
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em dezembro de 2007, pelo Ministério da Saúde, e é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação.
O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. A articulação entre as unidades escolares e a Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola.