“Semear é Cuidar”: prevenção ao câncer de mama em Pilar do Sul e Itapetininga

Semeando informação e levando saúde à mulher, o lançamento do projeto aconteceu nos sindicatos rurais das duas cidades

O compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres do campo ganhou destaque no dia 23 de outubro, com os eventos de lançamento do Projeto “Semear é Cuidar” nas cidades de Pilar do Sul e Itapetininga. As ações, voltadas à prevenção do câncer de mama, integram o Programa Promovendo a Saúde no Campo do SENAR-SP, e são promovidas pelos Sindicatos Rurais com o apoio da Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e da ONG Orientavida, em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de saúde.

Em Pilar do Sul, o encontro reuniu mulheres do meio rural em uma programação dedicada ao diálogo aberto, troca de experiências e conscientização. A receptividade do público reforçou a importância de falar sobre saúde como forma de fortalecer e proteger as comunidades rurais. O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Pilar do Sul, Nabor Tadashi Ito, e autoridades municipais que abraçaram a causa.

Durante a programação, a presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, recebeu uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da saúde feminina no campo. Em sua fala, ela agradeceu ao apoio do poder público e reforçou o propósito que move o projeto: levar informação, prevenção e esperança às famílias rurais. A homenagem foi proposta pela presidente da Câmara Municipal, Karla Tathiane Nishi Padula Pagianotto, e apoiada pelos vereadores Anderson Tomio Maeda, Cláudio de Gois Vieira Júnior, Danilo Rogerio Aparecido de Jesus, Isabel Tavares de Carvalho Rugine, João Antônio Brisola, Laercio Vieira Maia, Luiz Antônio Brisola e Lurian Gabriel Ribeiro da Silva.

Logo depois, Itapetininga recebeu a segunda edição do evento no mesmo dia, ampliando o alcance da iniciativa. Com foco em orientação, cuidado e prevenção, a atividade proporcionou um momento acolhedor de aprendizado coletivo — reforçando que a saúde também se cultiva por meio da informação.

Com ações que aproximam especialistas e produtoras rurais, o Projeto “Semear é Cuidar” tem se consolidado como uma importante ferramenta de apoio à saúde feminina, fortalecendo a rede de prevenção ao câncer de mama no interior paulista.

Galeria

Pilar do Sul

Itapetininga

The post “Semear é Cuidar”: prevenção ao câncer de mama em Pilar do Sul e Itapetininga appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *