Por: Fala Marília
A manhã do último domingo (26) foi marcada por solidariedade e conscientização em Marília, com a realização da 1ª Caminhada para a Vida – Outubro Rosa, promovida pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim). O evento reuniu centenas pessoas e arrecadou mais de R$ 20 mil em prol do GMADC – Grupo Mariliense de Apoio ao Doente de Câncer.
Com o lema “Cada passo conta, cada vida importa”, a ação teve como objetivo reforçar a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A concentração ocorreu às 8h, em frente ao Colégio Criativo, com o percurso seguindo pela Avenida das Esmeraldas até o Shopping Esmeralda e retorno ao ponto de partida.

A caminhada contou com trio elétrico, distribuição gratuita de água, frutas e energético, além de atrações para toda a família, como pipoca, algodão doce, recreação infantil e jogos para adultos.

Um dos destaques foi o Espaço Saúde, com atendimentos e orientações sobre prevenção realizados por equipes da Secretaria Municipal da Saúde e do Hospital Beneficente Unimar (HBU/Unimar). No local, também foi possível agendar exames de mamografia.


A coordenadora do CMEC, Dynah Carvalho, celebrou o sucesso da mobilização e a superação das expectativas:
“Nossa, com certeza, objetivo cumprido! Nós começamos esse evento com a expectativa de 300 pessoas e hoje estamos concluindo com 800 participantes. E o melhor: conseguimos realmente entregar aquilo que era o mais importante, que é ajudar o GMADC. Estamos muito felizes e quero agradecer à população de Marília, que abraçou essa causa junto com o CMEC. Objetivo batido na primeira Caminhada para a Vida. Cada passo conta, cada vida importa. Atingimos todas as metas e vamos entregar toda a arrecadação ao Grupo GMADC — mais de R$ 20 mil.”

A cosnelheira do CMEC, Cris Silva, reforçou que o evento foi mais do que uma simples caminhada:
“Nossa missão foi usar essa energia para salvar vidas. O valor arrecadado será destinado integralmente ao GMADC, transformando cada passo em apoio real”, afirmou.
A presidente do GMADC, Raquel Coércio, destacou a importância do apoio:
“Estamos muito felizes e gratos pela iniciativa das meninas. Isso ajuda muito o nosso grupo, que atualmente assiste 49 pacientes oncológicos de baixa renda com cestas básicas, medicamentos que não há na rede pública, leite e outros itens essenciais.”
Segundo a rvereadora, Rossana Camacho, ver a comunidade reunida em um evento como este é muito mais do que um gesto de solidariedade, é um ato de amor e de cuidado com a vida. “Levar essa mensagem de prevenção para a população é o que realmente transforma realidades e salva vidas.”













