Alunos da ECEME conheceram o projeto dos centros de excelência que estão em construção e tiveram aula sobre perspectivas e desafios do setor agropecuário
Comitiva do Curso de Comando do Estado-Maior (CCEM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) esteve na manhã desta quarta-feira (27), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), onde foram recepcionados pelo assessor da presidência, coronel Carlos Alberto Demeterco.
O general de brigada Mario Eduardo Moura Sassone, comandante da ECEME, explica que visitas como essa são parte da formação dos alunos oficiais que futuramente poderão comandar quartéis. “Trata-se de prepará-los a respeito do que são entidades como a Faesp e outras organizações civis. Aqui eles poderão ter uma visão da grandeza do agronegócio e as possibilidades de desenvolvimento do setor. Essas vivências com especialistas de diversos setores fazem parte do curso e oferecem uma visão 360 de nossa sociedade.”
Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar, fez a abertura oficial agradecendo aos presentes, destacando a relação de quase 30 anos da entidade com a ECEME, e reforçando os laços afirmando “que a Faesp está sempre de portas abertas ao Exército Brasileiro”. Em sua exposição ressaltou a importância dos militares na proteção das fronteiras e no apoio aos produtores rurais nas áreas mais remotas do país.
“Devemos muito ao trabalho dos senhores, na proteção do nosso Brasil e nessa visão de Nação. Transformar um país que importava praticamente tudo num dos maiores produtores de alimentos do mundo foi fruto de estratégia e na certeza de que o desenvolvimento viria pela industrialização, mas também pela produção rural, das mãos de pequenos e médios produtores que são a grande maioria no setor agropecuário”, concluiu.
Em nome dos alunos presentes o major Henrique Fernandes Castro fez agradecimento ao presidente Tirso Meirelles. “Essa aproximação da ECEME com a Faesp reforça os laços da defesa nacional e do agronegócio, setores igualmente fundamentais para a soberania do nosso país. Reitero o agradecimento ao senhor e a esta instituição pela calorosa acolhida, pelo tempo disponibilizado e pela deferência a nossa escola.”
O coronel Demeterco apresentou aos oficiais da ECEME um dos investimentos mais avançados no qual o Sistema Faesp/Senar está trabalhando: a construção dos Centros de Excelência e Técnicos do Senar no interior do estado.
“Esses centros servirão de polos de educação e de tecnologia voltados aos pequenos e médios produtores, e irão contribuir para melhoria de processos no campo. Trata-se de um investimento em prol da cadeia produtiva paulista com centros de agricultura familiar, agroindústria, irrigação, banana, cacau e pupunha, cana de açúcar, tecnologia e agricultura urbana”, explicou.
O gerente do Departamento Econômico, Cláudio Brisolara, fez uma apresentação a respeito da missão da entidade junto aos sindicatos e produtores rurais, os relatórios e informes produzidos pela área que lidera e sobre cenários e desafios da produção agropecuária no país e em São Paulo. Com ênfase ao tarifaço do governo Donald Trump, que entrou em vigor no dia 6 de agosto, destacou quais serão os desafios diretos e indiretos do setor e como isso impactará o PIB nacional.