XII Conferência Municipal da Saúde define diretrizes para a Etapa Estadual

01-09 Conferência Municipal da Saúde2 - Secretária Paloma Libanio representou a administração municipal e fez a abertura oficial da 12ª Conferência

Evento realizado na Unimar, nos dias 29 e 30 de agosto, reuniu centenas de profissionais de diversos segmentos da área da saúde e representantes da sociedade civil

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (COMUS), realizou nos dias 29 e 30 de agosto, no Anfiteatro da Unimar (Universidade de Marília), a XII Conferência Municipal da Saúde – com o tema “35 anos do SUS, o SUS que queremos para Marília: equânime e igualitário”.

Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre representantes da sociedade civil e profissionais de diversas segmentos da área da saúde. Durante a Conferência, foram definidos os nomes dos novos delegados que vão representar a cidade na Etapa Estadual e as diretrizes que serão apresentadas neste próximo encontro. 

A abertura do encontro na sexta-feira (dia 29) contou com a presença da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, que representou o prefeito Vinicius Camarinha; da presidente do COMUS (Conselho Municipal da Saúde), Tereza Machado; do presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi; da representante do Departamento Regional de Saúde (DRS IX), Isabel Stefano; da presidente da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Pradella Balloni; da representante da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU); Tereza Laís Menegucci; e da representante dos trabalhadores da saúde, Bruna Simeão. Durante a abertura do evento, também foi ministrada a palestra “Direitos e Deveres da Saúde”, com o professor de Ética Profissional e especialista em Direitos Médicos, Samuel Augusto.

Já no sábado (dia 30), houve a realização das plenárias para debater as propostas elaboradas durante os quatro encontros da pré-Conferência.

“Foi uma 12ª Conferência que superou as nossas expectativas e que retomou a participação popular. Nós esperávamos a apresentação de propostas, mas o que nos surpreendeu positivamente é que já saímos daqui com diretrizes para o Encontro Estadual. Nós conseguimos também eleger a nossa delegação, bastante técnica e com representantes dos usuários, da classe trabalhadora e do empregador. Estamos muitos felizes, pois alcançamos todos os objetivos para a elaboração do Relatório Final da XII Conferência Municipal de Saúde de Marília”, ressaltou Tereza Machado.

O tema central da Conferência Municipal foi dividido em cinco eixos: Vigilância Sanitária; Vigilância Epidemiológica; Vigilância em Saúde do Trabalhador; Vigilância Ambiental; e Controle Social e as Políticas Públicas em Saúde.

“Ficamos muito felizes com a realização deste evento. A participação dos trabalhadores da área, de lideranças comunitárias e de gestores públicos na Conferência foi fundamental para discutir políticas públicas do SUS (Sistema Único de Saúde) que atendam às reais necessidades da nossa população. Isto vai nos ajudar a construir, de forma democrática e coletiva, o futuro da saúde pública em Marília”, afirmou Paloma Libanio.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *