Através de uma ideia pioneira, a Virbac lançou este ano o VB In Company, um projeto com a finalidade de capacitar médicos-veterinários para uma melhor gestão dos seus negócios.
O curso foi idealizado por Francyele Lacerda, gerente regional da Virbac na grande São Paulo, e Fabiano De Granville Ponce, médico-veterinário com experiência no ramo há mais de 20 anos, MBA em marketing e pós–MBA em gestão estratégica de pessoas.
“Virbac tem a missão de proximidade e relacionamento com o veterinário. Nós somos a primeira indústria farmacêutica veterinária a oferecer algo desse tipo. Como temos contato próximo com os clientes, tivemos a ideia de ofertar conhecimento para ajudá-los a sanar suas “dores” e se adaptarem ao que está acontecendo no mercado, pois entendemos que isso é uma parceria que vai além de um desconto comercial”, comenta Francyele.
Fabiano complementa citando que a Virbac chegou na frente porque Francyele conseguiu detectar que o que mantém um negócio aberto hoje é a capacidade da gestão de passar por esses terremotos de mercado.
“Há cinco anos atrás, se uma clínica tivesse apenas qualidade assistencial ela poderia fazer sucesso. Porém, atualmente, é preciso ser muito bom tecnicamente e ainda ter o mínimo de conhecimento e aplicabilidade de gestão para não fechar as portas”, pontua.
Sucesso já no início
A proposta foi muito bem aceita e em apenas três horas as 30 vagas abertas esgotaram.
“A ideia de Fabiano era que as turmas fossem pequenas, justamente, para que ocorresse uma troca durante as aulas. Troca essa de gestor para gestor”, explica Francyele.
O VB In Company teve como público-alvo proprietários ou sócios de clínicas no mercado veterinário há mais de cinco anos.
O conteúdo programático foi dividido em três aulas por mês, totalizando 15 horas.
“O mais interessante é que tivemos entre os inscritos gestores de operações grandes, o que fez toda a diferença, pois pudemos ter uma troca muito maior durante os encontros”, cita Fabiano.
Conteúdos de ponta
Durante os três encontros do VB In Company os participantes foram apresentados a conceitos importantes no ramo da gestão de negócios.
Na primeira aula, os alunos fizeram um tour pela Virbac para conhecer os processos administrativos da empresa e imergiram em conceitos de planejamento estratégico, como análise SWOT, Canvas e 5W2H.
Além disso, também foi abordado o panorama atualmente do mercado pet.
“Um fato curioso do conteúdo dessa primeira aula é que na minha rotina eu utilizo análise SWOT para tudo e na aula, por mais que os alunos tivessem um trabalho de gestão, muitos sequer conheciam esse conceito”, afirma Francyele.
Já o segundo encontro foi dedicado às finanças, trazendo ensinamentos sobre fluxo de caixa, precificação e até como e quando expandir o negócio.
Por fim, o curso foi finalizado com as tendências do mercado veterinário, tipos de liderança e como utilizar os canais de comunicação ao seu favor.
“O que nós fizemos foi dividir a dor dos empreendedores que, às vezes, estão sofrendo sozinhos porque não podem dividi-las com os funcionários. Então, colocamos eles dentro de uma sala para a troca de experiências, visando ajudá-los”, afirma a gerente da Virbac.
Para Marcus Bitencourt, gestor da Estação ZOO, participar do curso foi enriquecedor em diversos aspectos.
O profissional relata que através dele agregou em seu negócio diversas ideais abordadas nas aulas.
“Realmente, eu ficaria muito feliz se esse projeto fosse prolongado por muitos mais encontros”, afirma.
Já Tatiane Naves, da Animaniacs, comentou que o VB In Company trouxe conteúdos práticos e estratégicos, que serão incluídos em seu dia a dia.
“Acredito que os aprendizados em liderança me auxiliarão a engajar e inspirar pessoas com mais segurança e assertividade. A gestão de pessoas me deu visão de longo prazo e clareza sobre como alinhar objetivos e recursos”, cita.
A boa notícia é que os planos para novas turmas do VB In Company já existem e estão em planejamento.
Portanto, quem tiver interesse em participar do curso deve ficar de olho nas novidades da Virbac no próximo ano.
FAQ sobre o VB In Company
Qual a proposta do curso?
O VB In Company surgiu como um projeto de capacitação, voltado à gestão de negócios veterinários.
Para quem o VB In Company é indicado?
Para a primeira turma o público-alvo foram médicos-veterinários proprietários ou sócios de clínicas atuantes no mercado há mais de cinco anos.
Quais temas foram abordados na aula?
Nas aulas os alunos foram apresentados a conceitos e práticas de finanças, marketing e gestão de pessoas.
Virbac lança novo suplemento para cães Movoflex