Violência contra animais em Minas Gerais aumenta 50% em um ano

Mesmo com a implementação de políticas públicas que visam promover bem-estar e inibir crimes contra animais, continuam a crescer os registros de crimes em algumas regiões. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), o número de ocorrências de maus-tratos subiu 50% entre janeiro e setembro de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024.

– PUBLICIDADE –

A secretária divulgou que apenas neste ano houveram 4.924 casos, enquanto no ano passou foram registradas 3.272 ocorrências.

A quantidade de pessoas levadas à delegacia por esses crimes também cresceu e chegou a 333 indivíduos entre janeiro e setembro de 2025, alta de 31% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Proteção animal em pauta

Por mais que essse crescimento tenha sido registrado, em todo o país estão sendo realizados esforços para combater esse tipo de crime.

Está em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da implementação de abrigos públicos para cães e gatos em situação de abandono ou risco em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.

O projeto ainda será analisado por duas comissões e, para virar lei, terá que ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Segundo o deputado mineiro Paulo Guedes (PT), a medida vai além da proteção animal, sendo também uma questão de saúde pública.

“Quando você cuida dos animais, está cuidando da saúde das pessoas. Quanto menos animais abandonados nas ruas, nós teremos menos proliferação de doenças. O projeto traz um apoio para a sociedade, um apelo muito grande e a gente está trabalhando para avançar com ele nas demais comissões e chegar no plenário”, afirmou.

Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre os casos de violência contra animais em Minas Gerais

Quantos registros de crimes contra animais foram registrados no Estado em 2025?

Somente no período de janeiro a setembro de 2025 houveram 4.924 casos de violência contra animais em Minas Gerais.

Quantas pessoas foram a delegacia em Minas Gerais por conta desses crimes?

Neste ano, 333 pessoas foram encaminhadas à delegacia no Estado devido a crimes contra animais.

O que fazer caso se constate maus-tratos a animais?

Sempre que houver a suspeita de que um animal está sendo maltratado deve-se entrar em contato com as autoridades e realizar a denúncia. Na maioria dos locais a denúncia é anônima.

LEIA TAMBÉM:

São Paulo fortalece enfrentamento aos maus-tratos com Comissão de Medicina Veterinária Forense

Cresce número de maus-tratos a animais no Espirito Santo em 2025

Como identificar se o pet está sofrendo maus-tratos em casa ou na vizinhança?

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *