Evento reforçou a parceria entre município e o Fundo Social de São Paulo em prol da qualificação profissional e o desenvolvimento social municipal
A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, recebeu nesta quarta-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, a primeira-dama de Vera Cruz, Cristiane Tinetti.
O encontro marcou o encerramento do sétimo ciclo do programa Caminho da Capacitação, que percorreu a região de Marília.
Também participaram outras cinco primeiras-damas de municípios vizinhos, em um espaço de diálogo entre lideranças locais comprometidas com o desenvolvimento social por meio da qualificação profissional.

A reunião consolidou os resultados desta etapa, destacou os avanços nos municípios e abriu espaço para o alinhamento de novas estratégias, ampliando o impacto da iniciativa em todo o Estado.
“Esses encontros são fundamentais para ouvirmos quem está na ponta, entendermos os desafios de cada cidade e trabalharmos juntos para oferecer capacitação de qualidade e oportunidades reais. O Caminho da Capacitação é um programa que nasce do diálogo e se fortalece com parcerias”, destacou Cristiane Freitas.

Para a primeira-dama de Vera Cruz, Cristiane Tinetti, a realização do curso de banho e tosa trouxe resultados positivos:
“O curso de banho e tosa em Vera Cruz foi muito bem recebido e ofereceu uma nova possibilidade de geração de renda para os participantes. Ficamos felizes em ver tantas pessoas se dedicando e se preparando para o mercado de trabalho. Esse aprendizado representa uma oportunidade concreta de transformação na vida das famílias”.
Sobre o programa
Lançado em maio deste ano, o Caminho da Capacitação oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em carretas itinerantes adaptadas como salas de aula.Até agora, já foram realizados sete ciclos, atendendo 82 municípios e beneficiando mais de 4 mil alunos com certificado de conclusão.
Neste sétimo ciclo, a iniciativa contemplou 12 municípios da região de Marília e formou 552 alunos em áreas com maior demanda de empregabilidade local.
O programa integra o SuperAção SP, iniciativa do Governo do Estado que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.