Está chegando ao fim a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo, em que bovinos e bubalinos com até 24 meses devem ser vacinados.
O prazo para vacinação vai até 30/11. O produtor tem até o dia 7 de dezembro para declarar a vacinação, por meio eletrônico, preferencialmente através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE).
O produtor deve manter o empenho para o estado de São Paulo manter os altos índices de vacinação, garantindo assim a erradicação da doença.
Esta é a última campanha porque o Estado atingiu os critérios do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) e a partir do ano que vem os produtores não precisarão mais vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa – a imunização será substituída por outras medidas de vigilância.
Em 2024, todo o estado passa a ser considerado zona livre da doença sem depender da vacina como medida de controle. “Os pecuaristas podem celebrar essa decisão como um avanço, pois terão redução dos custos de produção, uma vez que deixarão de gastar com o imunizante”, diz Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.
Participe da comunidade Fala Marília no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva: https://chat.whatsapp.com/I9wqNuzU9BeBfb6h7vh96i