A Adesão ao SINAPIR reforça compromisso de Tupã com políticas de igualdade racial
A Prefeitura de Tupã deu um passo importante na luta contra o racismo ao aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). Em uma cerimônia realizada pela Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos, o município formalizou seu compromisso em implementar políticas e serviços voltados para a superação do racismo, em parceria com o Governo Federal.
O SINAPIR, que já conta com a adesão de quase 200 municípios em todo o país desde 2014, atua como uma plataforma de organização e articulação para a implementação de políticas destinadas à promoção da igualdade racial. Seu principal objetivo é envolver e comprometer todos os envolvidos com a questão étnico-racial em todo o território nacional.
Para o Subsecretário de Direitos Humanos, André Prado, a adesão ao SINAPIR é crucial para fortalecer as articulações políticas e promover programas e projetos do Ministério da Igualdade Racial e do Governo Federal. Ele enfatizou o compromisso da Prefeitura de Tupã em garantir que a questão racial seja uma prioridade e que as comunidades de diferentes etnias tenham cada vez mais representatividade e espaço na cidade.
“A adesão ao SINAPIR é mais uma forma de alcançarmos esse objetivo, articulando e apoiando a criação de políticas públicas de igualdade racial”, afirmou Prado.
O prefeito Caio Aoqui destacou a importância da adesão ao Sistema como um passo significativo para a comunidade negra do município. Ele enfatizou o compromisso da Subsecretaria de Direitos Humanos em ouvir as demandas da comunidade e trabalhar na criação de políticas públicas que combatam a desigualdade racial.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
“A sede do Direitos Humanos está aberta para receber todos e ouvir cada solicitação e indicação. Através da Subpasta, buscaremos sempre apoiar a comunidade negra e ajudar na criação de políticas públicas que reforcem a importância da discussão sobre a desigualdade racial que é, infelizmente, uma realidade no nosso país”, afirmou o prefeito.