Trump pede que UE imponha tarifa de 100% contra China e Índia para pressionar Putin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que a União Europeia imponha tarifas de até 100% sobre importações da China e da Índia como forma de pressionar a Rússia a encerrar a guerra na Ucrânia, segundo autoridades do alto escalão americano.

O presidente fez a proposta ao participar virtualmente, na terça-feira (9), de uma reunião entre representantes dos EUA e da UE em Washington, dedicada a novas medidas para elevar o custo econômico do conflito para Moscou.

A pressão de Trump ocorre em meio à dificuldade da Casa Branca em intermediar um acordo de paz e diante dos ataques aéreos cada vez mais intensos da Rússia contra a Ucrânia.

Segundo um dos assessores, o presidente defende que “a abordagem óbvia” é manter tarifas pesadas até que Pequim pare de comprar petróleo russo.

Na mesma terça, Trump afirmou a jornalistas que espera falar com Vladimir Putin “esta semana ou no início da próxima”. O movimento segue-se à cúpula em que Xi Jinping, Putin e Narendra Modi reforçaram sua aproximação.

No mês passado, os EUA já haviam elevado tarifas sobre importações indianas a 50% devido à compra de petróleo russo, o que acirrou tensões com Nova Delhi.

À noite, no Truth Social, Trump afirmou que as negociações comerciais com a Índia seguem e terão “conclusão bem-sucedida”.

Washington não aplicou medidas específicas contra Pequim pelo mesmo motivo. Em abril, Trump elevou tarifas sobre produtos chineses, mas recuou em maio após forte reação dos mercados.

Na reunião em Washington, autoridades do Tesouro americano se encontraram com o chefe de sanções da UE, David O’Sullivan. Capitais europeias também discutem possíveis sanções secundárias a países que compram petróleo e gás russos, mas muitos governos hesitam devido à dependência comercial de Pequim e Nova Delhi.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *