Torrinha celebra excelência do café arábica em sua 13ª edição do Concurso de Qualidade

Evento de premiação fortalece tradição cafeeira e o desenvolvimento econômico do município

Torrinha reafirmou sua vocação cafeeira ao realizar, no dia 25 de outubro, a 13ª edição do Concurso de Qualidade do Café Arábica de Torrinha e Região. O evento, que reuniu mais de 300 convidados no Recanto do Galo, destaca-se como uma das principais iniciativas de valorização da cafeicultura local, estimulando a busca pela excelência e fortalecendo a identidade econômica do município.

Nesta edição, 83 amostras de cafés especiais foram avaliadas por provadores experientes, reconhecendo o empenho e a dedicação das famílias produtoras. O grande vencedor recebeu o Prêmio “Quinho Seber”, uma homenagem a um dos nomes que fazem parte da história da cafeicultura local e símbolo do legado que impulsiona novas gerações no campo.

Na categoria Cereja Descascado, o primeiro lugar ficou com FSC Agroindustrial Ltda, de Torrinha, que conquistou a pontuação de 82,00 pontos. Já na categoria Café Natural, o destaque foi para Cirlei Alberto Bissoli, do Sítio Santa Lourdes, também de Torrinha, campeão com 85,58 pontos. O pódio ainda contou com Maria Nilva Minatel (Sítio São João), em segundo lugar com 85,42 pontos, e Juliano Bacaccicci (Sítio Três Barras), terceiro colocado com 84,33 pontos. Os demais finalistas somaram notas acima de 82 pontos, reforçando o alto padrão dos cafés produzidos na região.

O concurso é promovido pelo Sistema Faesp/Senar, Sindicato Rural de Torrinha (Ricardo Cassola, presidente; e Renata Rodrigues Cassola, coordenadora), e parceria da Casa da Agricultura de Torrinha / CATI / Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal, via Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, além da Cafenato – Associação de Produtores de Café de Torrinha. Empresas do setor agropecuário também contribuíram como parceiras do evento.

Mais do que premiar lotes de excelência, o Concurso de Qualidade do Café Arábica de Torrinha reforça a importância da inovação e da sustentabilidade na lavoura, fortalecendo a competitividade dos produtores no mercado de cafés especiais. A cada edição, o evento contribui para projetar o nome de Torrinha no cenário estadual e nacional, celebrando a tradição e o futuro da cafeicultura na região.

Galeria

Fotos: Leopoldo Vasselo /Santa Ideia Studio

The post Torrinha celebra excelência do café arábica em sua 13ª edição do Concurso de Qualidade appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *