Tirso Meirelles abre segundo dia de palestras do Congresso Conecta Agro, em Campinas

Presidente do Sistema Faesp/Senar ressaltou as distorções econômicas e internacionais sobre a agropecuária brasileira

Nesta quinta-feira (3), em Campinas, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, abriu o segundo dia de palestras do Congresso Conecta Agro (CCAgro), evento que conecta todos os elos do setor, como produtores rurais, lideranças de cooperativas e especialistas para discutir temas estratégicos para o futuro do agro brasileiro.

Com uma exposição que ligou passado e presente, ele fez questão de salientar todos os potenciais do agro e todos os riscos, sejam externos ou internos, econômicos ou políticos.

“O Plano Safra tal qual temos não serve mais. Precisamos de um planejamento nos moldes americanos, para 10 anos. Sem contar que os recursos do biênio 2025/26 para a agricultura empresarial são 1,5% superior ao da temporada passada, ante uma inflação de 4,83% do último ano. Ou seja, não cobre os valores desembolsados pelo produtor rural”, afirmou.

Em sua apresentação, o presidente do Sistema Faesp/Senar, também fez questão de salientar o protagonismo do Brasil com a COP30, em novembro, no Pará.

“Há várias distorções no modo como é tratada a questão da sustentabilidade, sobretudo da Amazônia em si. A comunidade europeia julga que não cuidamos desse bioma tão rico e tão vulnerável do nosso país. Pelo contrário. Nós cuidamos, tanto é verdade que as penalidades para quem explora ou adquire madeira, por exemplo, são enormes, em contrapartida à compra realizada por estrangeiros de madeiras de lei, como o mogno, o jatobá e o jacarandá.”

A programação do CCAgro continuou na sexta-feira (4) com a palestra de “Mulheres rurais na pecuária: Oportunidades e desafios” apresentada por Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro.

SOBRE O CCAGRO

O evento discutiu os principais assuntos do agronegócio na atualidade, como economia, mercado de café, grãos e pecuária, desafios das cooperativas, geopolítica e China, transformação digital, entre outros.

Com foco em soluções para o fortalecimento do agronegócio nacional, o Congresso Conecta Agro (CCAgro) reúne produtores rurais, lideranças de cooperativas e especialistas para discutir temas estratégicos para o futuro setor.

Um dos temas centrais no primeiro dia foi o acesso ao crédito rural, especialmente após o anúncio do Plano Safra 2025/26 pelo Governo Federal. Para Luciana Martins, diretora executiva do Grupo Conecta e conselheira de empresas do agro, o momento exige atenção redobrada.

“O anúncio do novo Plano Safra chega num momento desafiador para o agronegócio brasileiro, marcado por custos elevados, queda nos preços de algumas commodities e economia instável. As linhas de crédito são fundamentais para dar fôlego ao produtor, mas o setor ainda aguarda taxas de juros mais acessíveis e agilidade na liberação dos recursos. O produtor precisa ter segurança para investir e continuar sendo protagonista na economia do país.”

Além do crédito, o evento também debate governança, sucessão e reforma tributária, com especialistas reforçando a importância de planejamento fiscal e patrimonial para facilitar o acesso a financiamentos e garantir sustentabilidade no longo prazo.

Galeria

The post Tirso Meirelles abre segundo dia de palestras do Congresso Conecta Agro, em Campinas appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *