Reserve energia para inovação, criação de diferenciais e vantagens competitivas!
*Marcos R. Loncorovici Júnior
Já tratei em outros artigos sobre a necessidade do gestor de se conhecer a empresa na “ponta do lápis”, e esse artigo considera que isso já esteja acontecendo, se não, pelo menos que você já tenha começado, vamos lá!
Começamos a tratar do contexto do cenário atual. Infelizmente vivemos tempos mais desafiadores!
Imagine agora a época da copa do mundo em que esperávamos ansiosos pela convocação dos jogadores que representariam a seleção brasileira a nível mundial! Momento de grande expectativa, não é mesmo? Imagina então para os jogadores!! Pois bem, entendo que aquele momento seja algo que estejamos vivenciando, mas atualmente aguardando a convocação para o momento seguinte, para uma fase melhor! Não podemos considerar nem dizer que será para a fase mais fácil ou para a bonança, pois momentos de tranquilidade plena não se espera no cenário empresarial, mas ao menos pensar que teremos uma fase seguinte já é tranquilizante!
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Pois bem, a seleção já está acontecendo, a sensação de ser escalado para viver o momento seguinte no ambiente empresarial também já está acontecendo, mas diferente do futebol não depende de alguém específico chamar você ou seu negócio, a não ser os clientes que selecionam diariamente sua empresa.
E para que isso continue acontecendo, para que sua empresa esteja entre as convocadas para estar no futuro é preciso que você já esteja mostrando seu melhor, não sozinho, mas com seus colaboradores e parceiros, fazendo tudo que pode ser feito.
Isso não significa apenas que estejam trabalhando duro, arduamente dia a dia, não estamos falando de força, mas de estratégia, como se fosse a soma de força e estratégia ou força inteligência e inovação!
Para tanto, na bonança ou na adversidade nunca deixe de reservar energia para inovação, criação de vantagens e diferenciais competitivos e estratégicos, reserve energia para evoluir, melhorar, desenvolver pessoas e processos e essencialmente inovar, e quando falo aqui de reservar energia, não é guardar dinheiro, mas também ter uma reserva de tempo para conhecer novas ferramentas, para pensar, pesquisar, testar e chegar a soluções que seu cliente o mercado reconheça como algo diferencial e relevante, afinal não tem mais nada que seja tão longevo e duradouro que possa dar tanta tranquilidade ao gestor ou empreendedor contemporâneo.
Por onde começar?
Comece planejando um ambiente propício para inovação:
- Desenvolva a cultura de inovação no seu ambiente de trabalho, estimule, reconheça e recompense;
- Incentive a colaboração tenha espaços colaborativos, equipes ecléticas do ponto de vista de formação profissional ou especialidade;
- Teste novas tecnologias e não despreze soluções que pareçam “fora da caixa”;
- Utilize métodos que contemplem feed back qualificado aos processos e às pessoas;
- Não se deixe ficar fora do mercado, acompanhe as evoluções, tendencias, faça e promova o benchmark;
- Envolva a opinião e posição do seu cliente e do mercado e mantenha sua liderança sempre integrada aos processos de inovação e estratégias competitivas;
Promova a gestão da informação, conhecimento e inteligência, assunto que já abordei em um recente artigo que recomendo a leitura e siga em frente!! Esse é o papel do gestor e empreendedor, são os desafios e mobilizações que movem essa galera toda! Sucesso!!
*Marcos R. Loncorovici Júnior | Graduado em Administração, pós graduado em gestão de pessoas, finanças, marketing e gestão estratégica de negócios, consultor sócio na empresa Alicerce consultoria, Professor em cursos de Pós graduação de controladoria e finanças e representante do CRA (conselho regional de Administração). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações Inovadoras da Unimar.