Iniciativa está no quarto ano e busca reconhecer o trabalho de quem cuida da terra para alimentar a sociedade
Com quase seis décadas de existência, o Sindicato Rural de Igarapava é uma das entidades mais respeitadas desse município que faz divisa com Minas Gerais.
Dos seus mais de 26 mil habitantes, cerca de 10% trabalham exclusivamente no campo. Foi pensando nesses homens e mulheres que o sindicato criou em 2022 a homenagem “Do Campo ao Coração”, como forma de reconhecer seu trabalho e contribuição não somente à cidade, mas a toda cadeia produtiva que está representada neles e nelas.
Luciano Cardoso Cruciol, presidente do sindicato rural de Igarapava, esclarece que “a homenagem é mais do que devida, é quase que tardia”.
“Reconhecer o trabalho, o esforço, o suor, das mulheres e dos homens do campo é obrigação de todos nós. É um ato de civismo para com elas e eles. É valorizar quem acorda muito cedo e coloca mão na terra para que os alimentos cheguem às nossas mesas”, explica.
A cerimônia deste ano ocorreu em agosto, na sede do sindicato rural e homenageou os primos Sinomar e Maria Aparecida.
Sinomar de Paula, um dos homenageados, não sabe o que a vida sem o trabalho com a terra. Mesmo assim não escondeu a surpresa ao ouvir seu nome. Emocionado, agradeceu o reconhecimento. “Fiquei muito contente e sou grato pelo que fizeram por nós. Espero continuarmos a amizade com o Luciano, que nos trata muito bem, assim como todos aqui, do sindicato”, afirmou. A produtora rural Maria Aparecida de Paula também foi homenageada e conta a experiência. “Fiquei muito contente no dia da festa do sindicato, de ver a minha passagem, lá, de quando morava no sítio, com minha família e meu esposo. Toda hora lembro disso. Agradeço ao sindicato e ao Luciano, que Deus abençoe a todos.”
Galeria
The post Sindicato Rural de Igarapava faz homenagem ao homem e à mulher do campo appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.