Senar-SP leva saúde e prevenção às mulheres do campo com o projeto “Semear é Cuidar”

Iniciativa aconteceu nas cidades de Borborema, São José do Barreiro, Santo Antônio da Alegria e Altinópolis

O compromisso com a saúde feminina no meio rural ganhou novos capítulos com o lançamento do projeto “Semear é Cuidar” em quatro municípios paulistas. A iniciativa, realizada pelo Sistema Faesp/Senar em parceria com os Sindicatos Rurais, integra o programa Promovendo a Saúde no Campo do Senar-SP e tem como objetivo promover informação, prevenção e acesso a exames gratuitos para as mulheres do agro.

No dia 15 de setembro, Borborema recebeu o projeto em um encontro voltado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Graças à parceria local, as participantes tiveram acesso a orientações e assistência completa, em uma ação marcada pela sensibilização. O evento contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Borborema, Marcelo Cury Sahão, que destacou a importância do cuidado como um ato de amor consigo mesma e com a família.

Já em 17 de setembro, foi a vez de São José do Barreiro sediar o lançamento, também focado no câncer de mama. Com apoio do Sindicato Rural sediado na cidade, a ação garantiu encaminhamento para exames gratuitos e acompanhamento especializado, reforçando o caráter acolhedor do projeto. O presidente do Sindicato, Paulo Cesar Nascimento Guimarães, ressaltou a relevância da união de forças para ampliar o acesso à saúde no campo.

No dia 18 de setembro, o projeto esteve na região de Altinópolis, marcada pela força da agropecuária. Pela manhã, na cidade de Santo Antônio da Alegria, extensão de base do Sindicato Rural de Altinópolis, o tema abordado foi a prevenção do câncer do colo do útero. A ação mostrou que o desenvolvimento rural também depende do bem-estar das mulheres que sustentam a vida no campo.

Na tarde do mesmo dia, a cidade de Altinópolis recebeu o lançamento do projeto voltado à prevenção do câncer de mama. No município, o encontro reforçou que investir na saúde das mulheres rurais é valorizar o futuro da própria agropecuária. O presidente do Sindicato Rural de Altinópolis, Guilherme Salão Vicentini, enfatizou que o fortalecimento do agro passa, necessariamente, pelo cuidado com quem está à frente das propriedades e empreendimentos familiares.

O projeto “Semear é Cuidar” conta com o apoio da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp e da ONG Orientavida, em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de saúde. “Com uma mensagem de cuidado e esperança, o projeto reafirma que a prevenção é o caminho para comunidades rurais mais fortes, saudáveis e produtivas, consolidando-se como uma das ações mais significativas do Sistema Faesp/Senar em prol da qualidade de vida no campo”, diz Juliana Farah, presidente das Semeadoras do Agro.

Galeria

Altinópolis

Altinópolis – Santo Antonio da Alegria

Borborema

São José do Barreiro

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *