Seminário em São Roque detalha ações de prevenção a incêndios

Formato será utilizado pelo Departamento de Sustentabilidade da Faesp nos sindicatos do interior paulista

A preocupação com os incêndios em áreas rurais no estado de São Paulo chegou a um novo patamar. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, participou nesta terça-feira (21) do Seminário Combate ao Fogo em Áreas Rurais, organizado pelo secretário de Segurança de São Roque, Alberto Sardilli, que será replicado pelo Departamento de Sustentabilidade da Faesp para os sindicatos rurais paulistas.

Reunindo palestrantes dos principais órgãos envolvidos na prevenção e combate a incêndios, o objetivo foi levar informação aos produtores rurais e promover a maior aproximação ente o setor produtivo e os principais órgãos responsáveis pela prevenção, fiscalização e combate a incêndios florestais no estado de São Paulo. Do mesmo modo, esses encontros contribuirão para o processo de regulamentação estadual sobre o manejo integrado do fogo que está sendo trabalhado pela Secretaria estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

“Prevenir e combater os incêndios precisam ser ações conjuntas do poder público e da sociedade. A Faesp levará para os sindicatos esse seminário, a fim de mostrar a importância de cada um, seja Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Ambiental e produtores na construção de um estado sem fogo”, frisou Meirelles.

O prefeito de São Roque, Guto Issa, lembrou de incêndios que colocaram em risco não apenas os produtores rurais, mas áreas como a do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, com grandes depósitos de combustível. Sardilli afirmou que reforçar a prevenção é fundamental na construção de um estado cada vez mais seguro, capaz de responder com maior rapidez as ocorrências que surgirem.

As palestras do coordenador da Defesa Civil, Antonio Augusto Godinho, e da chefe de Meio Ambiente de São Roque, Giovanna Idalgo, focaram nas ações municipais. Já a capitã Luciana Beltrame, da Polícia Militar Ambiental, e o tenente Eduardo Faria, do Corpo de Bombeiros, mostraram o trabalho integrado com outros municípios, com o apoio de barcos, veículos, aeronaves e drones para a identificação de pontos de calor e uma ação mais rápida no combate às chamas.

Antes da simulação de uma ação de combate a incêndio o coordenador do Departamento de Sustentabilidade, José Luiz Fontes, elogiou a pertinência dos assuntos abordados, mostrando a importância da informação como base de sucesso das ações. Ele aguarda o contato dos sindicatos para começar a programar as visitas e palestras que anteciparão as ações de prevenção, uma vez que, com as mudanças climáticas, já não existe mais um período pré-definido de risco.

“É vital que essas ações de prevenção a incêndios sejam bem divulgadas e o combate seja eficaz não apenas nas áreas urbanas, mas, principalmente, nas áreas rurais. Incêndios em plantações colocam em risco a vida e a economia dos produtores, além de influenciar na qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. Tenho certeza de que palestras como essas serão uma ferramenta importante para levar mais segurança e mostrar a responsabilidade de cada um na garantia de um estado mais eficiente”, concluiu Fontes. 

Galeria

The post Seminário em São Roque detalha ações de prevenção a incêndios appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *