Programa leva informações sobre saúde e provê acesso a exames gratuitos
A nova campanha do projeto “Semear é Cuidar”, com foco no câncer de pele, será lançada na quarta-feira (21/01), em Caconde. A iniciativa é uma extensão do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC/Senar-SP), realizado pelo Sindicato Rural da cidade, com o apoio da Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com as ONGs Orientavida e Pense Rosa, e a colaboração de prefeituras e secretarias municipais de saúde.
O lançamento ocorre às 13h, no Hall do Cinema Ranieri Mazilli, rua Benedito de Oliveira Santos, 45, Centro. O projeto reflete o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres e dos homens do campo, proporcionando prevenção, informação e uma rede de apoio essencial em momentos delicados.
Com o objetivo de levar conscientização e prevenção, a Comissão Semeadoras do Agro amplia o projeto, que conta agora com cuidados em relação ao câncer de pele. Esse câncer ocupa o primeiro lugar isolado no ranking de incidência de câncer no Brasil.
De acordo com as estimativas oficiais do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o triênio 2023-2025, ele é o tipo mais frequente tanto em homens quanto em mulheres.
O projeto oferecerá às mulheres acolhidas exames para rastreamento da doença e reforçará a importância da informação como forma de prevenção. Exemplos: evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, quando a radiação UVB (principal responsável pelas queimaduras e pelo câncer) é mais intensa; e o uso de chapéus de abas largas, que protegem rosto, orelhas e nuca.
Com a mensagem central “Prevenção é tudo!”, o projeto “Semear é Cuidar” vai além da oferta de exames. Busca a conscientização da comunidade rural sobre a importância do autocuidado e da prevenção desde cedo.
Palestras de conscientização sobre cuidados preventivos ao câncer de colo de útero e de mama são abordados durante os encontros — e o mesmo ocorrerá com a nova campanha focada no câncer de pele. O objetivo é alertar para sinais dessas doenças que podem se agravar se não forem detectadas rapidamente.
“O projeto ‘Semear é Cuidar’ nos orgulha e sensibiliza, por ser uma iniciativa essencial, pois leva cuidado, muito além do atendimento médico em si. É prevenção, informação e uma rede de apoio em momentos delicados, refletindo nosso compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres do campo”, afirma Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP.
Serviço: “Semear é Cuidar” / Câncer de Pele – Caconde (SP)
Data: 21/01/2026
Horário: 13h
Local: Hall do Cinema Ranieri Mazilli
Endereço: Rua Benedito de Oliveira Santos, 45, Centro













