Produção cresce 0,6% mesmo com queda no rendimento médio das lavouras
A produção da safra de grãos 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas, alta de 0,6% em relação a 2024/25. A área cultivada deve alcançar 84,2 milhões de hectares, crescimento de 3% (ou 2,5 milhões de hectares) em comparação com o ciclo anterior. O plantio das culturas de primeira safra avança conforme as condições regionais e, no início de dezembro, seguia um pouco abaixo do ritmo observado no ano passado.
Ao longo de novembro, as chuvas permaneceram irregulares na maior parte da região central do país, limitando a semeadura em algumas áreas. Ainda assim, a umidade do solo e as temperaturas mais amenas permitiram o avanço das lavouras na maior parte das regiões. No Sudeste, as chuvas foram mais bem distribuídas, sustentando condições adequadas para o desenvolvimento inicial das lavouras, apesar de áreas isoladas com menor umidade.
A soja avançou em novembro em ritmo ainda irregular, com necessidade de replantio em várias regiões devido à má distribuição das chuvas. Mesmo assim, estados como MT, PR e BA registraram bom desenvolvimento após a melhora das precipitações na segunda quinzena. A área para produção da oleaginosa é estimada em 48,9 milhões de hectares (+3,4%) e a produção deve alcançar 177,1 milhões de toneladas (+3,3%).
O plantio da primeira safra de milho supera os 70% da área no início de dezembro, avançando bem no Sul, com finalização no PR e SC e desenvolvimento favorável apesar do frio e de chuvas intensas, enquanto atrasos por precipitações irregulares e necessidade de replantio afetaram partes do Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste. A área deve crescer 7,2%, totalizando 4,04 milhões de hectares, com produção estimada em 25,9 milhões de toneladas.
Clique na imagem abaixo para acessar o relatório completo elaborado pelo Departamento Técnico e Econômico da Faesp. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.













