Na última quarta-feira, dia 06, o rompimento da adutora que leva água da B1 para a B2 (responsável pela adução até a Estação de Tratamento de Água, na região central da cidade) exigiu do SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos uma atenção redobrada e demonstrou toda eficiência e compromisso da autarquia para restabelecer o abastecimento no menor tempo possível.
O ponto danificado, localizado em uma região de difícil acesso, exigiu da equipe do SAAE um esforço redobrado não somente para abrir o caminho e melhor o acesso às máquinas, mas para realizar a substituição de um trecho da rede.
O trabalho de reparo teve início na noite do incidente, e foi concluído por volta das 11h30 da manhã do dia seguinte. A interrupção no sistema comprometeu o fornecimento de água em grande parte da cidade, afetando especialmente os bairros servidos pelo reservatório principal e as residências desprovidas de caixas d’água para reserva.
A agilidade demonstrada pelas equipes do SAAE foi crucial para a resolução rápida e técnica do problema. Além disso, a previsibilidade da autarquia em atuar com planejamento e estoques preparados para situações de emergência foi fundamental.
O diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim, destacou que, embora o rompimento da adutora tenha sido uma fatalidade, todas as medidas necessárias foram tomadas imediatamente para o abastecimento fosse restabelecido, gradualmente, no menor tempo possível.
Pazzini ressaltou ainda que, após seis décadas, a autarquia está prestes a executar um projeto inovador: a construção de uma nova adutora que além de atender e oferecer total autonomia ao poço Guarari 1, evitará que problemas como o ocorrido esta semana aconteça, sendo uma adutora alternativa em caso de manutenção da rede. Pazzini afirmou que, pela primeira vez, a autarquia tem um projeto pronto para ser executado já a partir do próximo ano.
O diretor do SAAE destacou que, ao contrário de muitos municípios, Garça não sofre habitualmente com a escassez de água.
“O projeto e a construção da nova adutora, a partir do ano que vem, vai garantir ao município ainda mais segurança hídrica”, frisou. Ele enfatizou a importância de reconhecer e valorizar o trabalho incansável dos servidores do SAAE, que não medem esforços para que o abastecimento na cidade seja mantido, e que na última semana, foram essenciais para que o trabalho fosse executado de maneira profissional e comprometida com o bem-estar da população.
O diretor concluiu reforçando a necessidade de evitar alarmismos e desinformações, salientando que este é um momento para reconhecer o trabalho sério realizado pela Autarquia em prol da comunidade.