Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo reiterou a importância de parcerias estratégicas para dinamizar o desenvolvimento do interior
Um momento de grande importância para o desenvolvimento do interior paulista. Assim o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, sintetizou a reunião com o presidente Tirso Meirelles e a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). Ele ressaltou a importância dessa aproximação para conhecer melhor o setor agropecuário e poder construir políticas públicas que deem suporte à produção e garanta o desenvolvimento econômico e social das cidades do interior.
Pragmático e com foco na construção de um estado mais robusto, o secretário apontou linhas de financiamentos que podem ser acessadas pelo setor produtivo. Para ele, é importante que a Faesp ajude a mapear as regiões, suas necessidades e as expectativas para encontrar os caminhos para o crescimento. Qualificação profissional, identificação das vocações de cada região e a valorização do trabalho desenvolvido pelo produtor rural são ferramentas importantes para manter o homem no campo.
“Tenho certeza de que é preciso estimular a produção nas pequenas cidades, porque as grandes já atraem empresas normalmente. Olhar a cadeia produtiva, desde o plantio, ou criação, até chegar à agroindústria é muito importante, porque envolve geração de renda e postos de trabalho. Vocês com a expertise que possuem são ferramentas importantes para ajudar na construção de um setor agropecuário mais forte, inclusive na identificação de políticas públicas necessárias”, afirmou Jorge Lima.
Meirelles, por sua vez, colocou todo o sistema à disposição do secretário, reafirmando a necessidade de investimentos que incentivem o produtor a permanecer no campo. Ele lembrou que está em andamento o primeiro grande mapeamento da força de trabalho e do setor agropecuário paulista, o Projeto Integrar. A proposta é trazer informações que façam a radiografia do campo paulista, além de ajudar na formulação de políticas de fomento a novas culturas, por exemplo.
“Esse é um mapeamento inédito no país, onde conheceremos a força de trabalho do campo paulista e suas principais demandas. Servirá para subsidiar informações para a construção das Cadeias Produtivas Locais (CPLs), ajudar nas pesquisas de órgãos como a Embrapa e mostrar a real força do setor agropecuário paulista na economia, nacional e do estado”, explicou Meirelles.
Diante de toda a diretoria, além de presidentes de sindicatos que participaram de forma remota, o secretário se comprometeu a estreitar os laços com a Faesp, na construção de um futuro mais promissor para o pequeno produtor rural.
Galeria
The post Reunião abre caminho para futuros projetos appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.