Semana intensa de eventos de lançamento do projeto, nas cidades de Gália, Presidente Alves, Narandiba, Pongaí, Itu e Salto
Na última semana, o projeto “Semear é Cuidar”, que integra o Programa Promovendo a Saúde no Campo do Senar-SP, realizou uma série de eventos em seis municípios do interior paulista, ampliando o acesso à informação, exames gratuitos e orientações voltadas à saúde da mulher rural.
As ações contaram com a mobilização dos Sindicatos Rurais e extensões de base nas cidades onde foram realizadas, com apoio da Comissão Semeadoras do Agro, da FAESP, da ONG Orientavida e parcerias com as prefeituras e secretarias municipais de saúde. Em cada localidade, o projeto acolheu mulheres do campo, promovendo momentos de troca, esclarecimento e incentivo ao autocuidado.
No dia 30 de junho, o sindicato rural de Gália promoveu dois encontros consecutivos do “Semear é Cuidar” na cidade, abordando em cada um a prevenção do câncer de mama quanto do câncer do colo do útero. Já em Presidente Alves, município que é extensão de base do Sindicato Rural de Pirajuí, o foco foi o diagnóstico precoce do câncer de mama — um passo crucial para salvar vidas.
No dia seguinte (01/07), o projeto chegou a Narandiba, extensão de base do Sindicato Rural de Mirante do Paranapanema, reforçando a importância dos exames preventivos e do acompanhamento regular para evitar o câncer do colo do útero.
Pongaí (03/07), vinculada ao Sindicato Rural de Pirajuí, recebeu as atividades do projeto que destacou a prevenção do câncer de mama e ofereceu a mulheres da região a oportunidade de realizar exames gratuitos.
O projeto teve continuidade em Itu (04/07), com um encontro dedicado à prevenção do câncer do colo do útero. No mesmo dia, a cidade de Salto, extensão de base do Sindicato Rural de Itu, foi contemplada com ações focadas no câncer de mama, garantindo o início da oferta de exames gratuitos para as mulheres locais.
O “Semear é Cuidar” reforça o compromisso do Sistema Faesp/Senar em promover a saúde no meio rural, unindo conscientização, diagnóstico precoce e o fortalecimento de redes de apoio às mulheres. Assim, o projeto não só previne doenças como também leva esperança, acolhimento e qualidade de vida às trabalhadoras do campo paulista.
Galeria
S.R – Gália








S.R – Itú













S.R – Mirante do Paranapanema | Narandiba











S.R – Pirajuí | Presidente Alves









S.R – Pirajuí | Pongaí







The post Projeto “Semear é Cuidar” leva prevenção e saúde a mulheres do campo em seis municípios paulistas appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.