Projeto “Semear é Cuidar” leva informação e prevenção à saúde de mulheres em seis cidades paulistas

Informação e prevenção nos cuidados com a saúde são levados para produtoras rurais do interior paulista

O Projeto “Semear é Cuidar”, parte do Programa Promovendo a Saúde no Campo do SENAR-SP, realizou uma série de eventos entre os dias 18 e 22 de agosto em seis cidades paulistas, com foco na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa é promovida pelos Sindicatos Rurais, pela Comissão Semeadoras do Agro da Faesp, pelo Sebrae Delas e pelas ONGs Orientavida e Pense Rosa, com apoio das prefeituras, secretarias municipais de saúde, da Américas Amigas e da Secretaria da Mulher do Governo do Estado de São Paulo.

Em Pacaembu (18/08), extensão de base do Sindicato Rural de Junqueirópolis, o tema foi câncer do colo do útero. No mesmo dia, em Junqueirópolis, o evento abordou o câncer de mama. O presidente do Sindicato Rural local, Fernando Cezar Montroni, destacou a importância da parceria para levar informação e exames preventivos às mulheres do campo.

Na cidade de Areias (19/08), o encontro, conduzido pelo Sindicato Rural presidido por César Lellis Ferreira, também trouxe orientações sobre o câncer do colo do útero.

Já em Nipoã (20/08), extensão de base do Sindicato Rural de Monte Aprazível, o tema foi câncer de mama. Antonio Ginack Junior é o presidente do Sindicato de Monte Aprazível, que também esteve à frente do evento realizado em sua cidade (em 22/08), dedicado ao tema câncer do colo do útero.

No mesmo dia 20/08, em Bady Bassit, extensão de base do Sindicato Rural de São José do Rio Preto, o encontro tratou do câncer do colo do útero. O presidente do sindicato, Sergio Antonio Expressão, dedicou o apoio da entidade para reforçar a importância desta ação que aproxima as mulheres produtoras rurais.

Além de promover informação e orientação sobre os principais tipos de câncer que afetam a saúde feminina, o projeto proporciona às participantes do projeto acesso gratuito a exames para detecção precoce, além de encaminhamento ao Sistema Único de Saúde (SUS), quando necessário, assegurando a continuidade do tratamento.

Os encontros também têm fortalecido o vínculo das mulheres do campo com os Sindicatos Rurais, que se consolidam como protagonistas da iniciativa, ao lado das Semeadoras do Agro, na missão de cuidar da saúde e do bem-estar da mulher rural paulista.

Galeria

Areias

Junqueirópolis

Monte Aprazível

São José do Rio Preto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *