Iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos já resultou no plantio de 50 novas mudas; projeto visa arborização planejada e sustentável
A Prefeitura de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, divulgou nesta semana o primeiro balanço do projeto “Planta Aí”. Em menos de 15 dias de operação, a iniciativa — que oferece suporte técnico e doação de mudas para o plantio em calçadas — já contabiliza 63 pedidos, resultando no plantio imediato de 50 novas árvores em diversas regiões da cidade.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Os outros 13 solicitantes já receberam a visita das equipes técnicas e em alguns casos já foram orientados a realizar a adequação do local (abertura do berço de plantio e verificação de recuos) para que o serviço seja concluído nos próximos dias.
Planejamento e Sustentabilidade
Com o slogan “Planejamento hoje, futuro verde amanhã”, o projeto tem como objetivo principal ordenar a arborização urbana, evitando problemas futuros com fiação elétrica, tubulações e acessibilidade.
“O sucesso imediato do ‘Planta Aí’ demonstra que a população de Marília está engajada na causa ambiental. Quando o cidadão entende que o plantio correto valoriza o imóvel e melhora o microclima do bairro, todos ganham”, afirmou o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más.
Como Participar
O processo é totalmente digital e simplificado. O munícipe interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp da Prefeitura: (14) 3402-6000, selecionar a opção destinada ao setor de Meio Ambiente e escolher a espécie desejada entre as opções nativas e adequadas ao ambiente urbano disponíveis no catálogo.
Regras e Responsabilidades
Conforme estabelecido pela Lei de Arborização Urbana (Lei nº 3.991/94), a Prefeitura fornece a muda, o suporte técnico e realiza o plantio, mas a preparação do solo é de responsabilidade do morador.
Dimensões da cova: 60 cm de largura, 60 cm de comprimento e 60 cm de profundidade.
Recuos obrigatórios: 6 metros de esquinas/semáforos, 4 metros de postes e 1,5 metro de bocas de lobo.
Pós-plantio: A manutenção da árvore, especialmente a rega nos primeiros meses, fica a cargo do solicitante.
Com esta iniciativa, a administração municipal reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável, garantindo que Marília cresça de forma harmoniosa e com qualidade de vida para as futuras gerações.













