Evento foi promovido em Pompeia e reuniu profissionais da área de ensino da região
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, participou na manhã do dia 29 de julho (terça-feira), em Pompeia/SP, da atividade de Replanejamento Escolar – que contou com a palestra “Educação Afetiva e Humanizadora”, ministrada pelo Professor e Doutor em Filosofia e Educação pela Unicamp, César Nunes.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O evento foi organizado e promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Pompeia/SP, que está sob a coordenação de Claudine Pinheiro. Na ocasião, a Secretaria Municipal da Educação de Marília foi representada pela supervisora de ensino da Educação Básica, Denise Oliveira Fontes; pelo psicólogo Gilson Cardoso; e pela assistente técnica, Fernanda Casagrande.

“A palestra foi voltada para a importância da relação de afetividade entre professor e aluno. O olhar acolhedor do professor ao receber seus alunos cria uma relação próxima, o que favorece a aprendizagem. Também foi apresentada a importância desse mesmo olhar acolhedor para com o professor, que também precisa ser respeitado e valorizado”, destacou Denise Fontes.
Formação Humanista – César Nunes é um educador brasileiro nascido no Norte do Paraná, no chamado Norte Pioneiro, em 1959. Estudou em sua cidade natal, Congonhinhas, e em outras cidades daquela região. Teve uma parte de sua infância na vida rural, o que lhe renderia experiências e vivências inolvidáveis em sua trajetória. Frequentou escolas de formação religiosa de 1971 a 1983, que lhe deixaram marcas da ideia cristã e de outras culturas, humanistas e críticas, das quais sempre recorre em seus estudos e atividades de formação. Em 1980 mudou-se para Campinas. Foi professor de escolas da educação básica na região e algumas outras cidades paulistas, assumindo funções de coordenação e gestão, em escolas públicas e particulares.
Iniciou o magistério no Ensino Superior na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista e Itatiba. Depois, foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas por mais de uma década nos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Filosofia, Serviço Social, Psicologia, Jornalismo, Educação Física, Biblioteconomia e Ciências Sociais. Desde 1998, é professor de carreira na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Defendeu o Mestrado em Educação em 1988, o Doutorado em Filosofia e Educação em 1996, a livre-docência em Ética e Educação em 2006. É professor titular na área de Filosofia e Educação da FE/UNICAMP.
“Temos incentivado e valorizado a formação dos nossos profissionais, principalmente com foco no acolhimento e no trabalho mais humanizado. Por isso, vamos dar continuidade a estas ações”, finalizou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação