No dia 10 de fevereiro de 2024, a Prefeitura Municipal de Marília, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, dará início à nebulização contra a dengue, expandindo sua atuação para quatro pontos estratégicos da cidade. Agentes da Vigilância Ambiental serão responsáveis pela aplicação de inseticida, intensificando o enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
O primeiro local a ser atendido será o ginásio de esportes Neusa Galetti, visando a segurança dos participantes do Carna Marília 2024, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Além disso, a nebulização será realizada ao lado da construção do Hospital da Mulher e da Criança, anexo ao Hospital das Clínicas de Marília, na zona Sul, e em duas escolas no bairro Castelo Branco, zona Norte.
Vivian Martinelli Funai, supervisora da Vigilância Ambiental, ressalta a importância da conscientização da população sobre a necessidade de manter a limpeza de casas e espaços públicos, complementando que a nebulização mata apenas os mosquitos alados, não os que ainda estão em estágio larval.
“Todos precisam entender que a nebulização mata apenas o mosquito alado, aquele que já está voando. Se não cuidarmos da limpeza de nossas casas e dos locais públicos, de nada vai adiantar, continuarão nascendo novos mosquitos, que podem picar alguém doente e continuar com a transmissão”, explicou a supervisora da Vigilância Ambiental, Vivian Martinelli Funai.
Além da nebulização, a divisão intensificará a visita domiciliar em áreas com maior incidência de casos de dengue, como os bairros Maracá e Trieste, próximos a Nóbrega, na zona Norte. Paralelamente, equipes continuarão o combate ao Aedes aegypti em outros pontos da cidade, como depósitos de recicláveis, pneus e estacionamentos de transporte público.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O prefeito de Marília, Daniel Alonso, destaca o empenho da administração municipal na erradicação do mosquito, solicitando a colaboração da população e incentivando a abertura das residências aos agentes de saúde.
“População, venho aqui para tratar de um assunto muito sério: o aumento do número de casos de dengue não só em Marília, mas em todo o Brasil. Decretei a criação do comitê intersetorial, estamos trabalhando diariamente na erradicação do mosquito. Precisamos contar com a ajuda de todos, com a cooperação das famílias de Marília. Por favor abram suas casas aos agentes de saúde, isso é muito importante”, destacou o chefe do Poder Executivo.
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 10 minutos por dia são necessários para combater a dengue em casa. Ações simples, como manter caixas d’água fechadas e eliminar recipientes que acumulem água, podem fazer a diferença na prevenção e controle da doença.