Pets influenciadores estão dominando as redes sociais e aquecendo o mercado

Há pelo menos cinco anos que o marketing de influência deixou de ser restrito aos seres humanos. Os pets estão com tudo nas redes sociais! Da fofura aos hábitos de saúde, lazer e higiene, eles rendem altas doses de serotonina aos seguidores e atraentes cifras às marcas e também aos tutores, claro. 

No auge da pandemia, os vídeos que mostram pets em momentos engraçados, afetuosos e até de cuidado com seus tutores, eram como uma válvula de escape para os usuários das redes sociais. No período de 2019 a 2020, por exemplo, o Brasil ficou em 2º lugar no ranking de países que mais buscam por perfis de animais de estimação no Instagram. O dado, publicado pela Decode, empresa de pesquisa em big data e inteligência de mercado, mostra que até outubro de 2020, o YouTube ultrapassou mais de 150 milhões em cerca de 1.200 vídeos de pets considerados fofos e engraçados. 

O aposentado Archimedes Junior conta que no período de confinamento, os vídeos de cães e gatos foram capazes de aliviar a angústia e ansiedade que sentia em não poder viver a vida normal. “Sou uma pessoa que está sempre em atividade e, ficar em casa o dia todo, embora na agradável companhia de minha esposa e meus dois cães, me gerou a sensação de estar preso. E foi justamente na época da pandemia que eu comecei a assistir vídeos de interação entre cães e gatos, o jeito como brincam e se respeitam, as atividades e até recomendações de alguns perfis sobre qualidade de vida em tempos de restrição a passeios, me levaram a criar o hábito de buscar por este tipo de conteúdo. É saudável e, de certa forma, faz bem para toda uma rede apaixonada por animais”, afirma. 

Conexão entre pets e seguidores aumenta engajamento nas redes e movimenta o mercado

No Brasil, atualmente, há perfis de pets influenciadores que passam de 2 milhões de seguidores no Instagram e no TikTok. Os conteúdos criados e publicados por seus tutores e muitos deles por agências especializadas em marketing de influência, mostram, para além da fofura e dos momentos lúdicos, como determinados produtos e serviços impactam positivamente na qualidade de vida, na felicidade e na saúde dos bichanos. 

Uma análise realizada pelo Buzzmonitor com a IA do ChatGPT, mapeou os 500 posts de pets com maior engajamento no Instagram e encontrou quatro marcas que se destacam pelos conteúdos entregues, além da movimentação na rede a partir de parcerias com pets influenciadores. No topo da lista está uma das principais redes de varejo animal, seguida de uma relevante farmacêutica americana com foco em saúde animal e duas grandes marcas de ração. As menções no Instagram que mais soma engajamento são cão (16,3%), seguido de cat (12,1%) e gato (11,1%).

Quando o assunto é compra nos posts, os parâmetros likes e comentários, resultam numa média de 28,7% de engajamento dos usuários. 

Os dados mostram que, para os tutores e donos dos perfis, os conteúdos geram interesse e aumentam as chances de parcerias com marcas interessadas em aumentar vendas por meio de valor agregado a seus serviços e produtos. 

Antes das parcerias tem uma história de amor

A social media Cláudia Krindges Dias, moradora de Novo Hamburgo (RS), é tutora do cãozinho Paçoca e dona do perfil no Instagram Paçoca Pelo de Arame, que soma mais de 35 mil seguidores. Ela conta que o “Çoca”, apelido carinhoso do cãozinho, foi adotado por ela e o marido em 2017 e, como apaixonada por fotografia, começou a fazer registros do pet. “Quem conhece o Paçoca sabe que ele olha para a câmera, talvez pelo barulho do zoom, e as fotos, por isso, sempre ficaram muito bonitas e naturais. Comecei, então, a postar na rede sem intenção alguma de alcançar a proporção que é hoje. Daí, claro, quando o perfil começou a atrair marcas interessadas em oferecer mimos para o Paçoca, meu olhar ficou também profissional”, conta. 

E para garantir a segurança do Paçoca e da família, que aumentou em 2024 com a chegada do filho, ela utiliza recursos que são fundamentais para não vulnerabilizá-los, como a publicação de passeios fora do tempo real. 

Junto a este ponto, um dos desafios é manter a qualidade e a periodicidade dos conteúdos e da rede. “A continuidade, a assiduidade, é uma plataforma que precisa ser ‘alimentada’ e gerida diariamente para garantir a entrega aos seguidores e usuários. Demanda criatividade, tempo, estratégia e conhecimento sobre o seu público”, explica. 

Cláudia reforça que manter o perfil do Paçoca no ar é “um trabalho que exige seriedade e não é algo simples, como eventualmente algumas pessoas pensam. Temos contratos com empresas maravilhosas pelas quais temos o maior respeito, porque confiamos no que elas entregam”. 

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