Nesta quinta-feira, 9, parlamentares dos Estados Unidos e do Brasil se reuniram em um encontro virtual sobre governança e fiscalização ambiental, no primeiro movimento conjunto de preparação para a COP30, que será realizada em 2026, em Belém (PA). O diálogo ocorre no momento em que congressistas americanos começam a se organizar para participar da conferência, mesmo sem a confirmação do presidente Donald Trump. Ao todo, 16 deputados do Partido Democrata confirmaram presença.
O encontro foi promovido pelo Sustainable Energy & Environment Coalition (SEEC) — grupo que reúne mais de cem deputados americanos ligados à pauta climática —, em parceria com a Plataforma CIPÓ e a organização Clima de Política. A moderação é do professor Oliver Stuenkel, da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Pelo lado brasileiro, participam os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Nilto Tatto (PT-SP), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Duda Salabert (PDT-MG), Túlio Gadelha (Rede-PE), Chico Alencar (PSOL-RJ), Airton Faleiro (PT-PA), Fernando Mineiro (PT-RN) e Ana Pimentel (PT-MG). Entre os representantes americanos estão Kathy Castor (Flórida), ex-presidente do Comitê de Crise Climática da Câmara, Mike Levin (Califórnia), vice-presidente da SEEC, e Ilhan Omar (Minnesota).

Na pauta, estão temas como o controle de financiamentos internacionais e a cooperação transfronteiriça — áreas que, segundo os participantes, exigem maior transparência e fiscalização legislativa. A articulação também busca consolidar uma delegação independente de congressistas dos EUA para a COP30, caso o governo Trump adote uma posição menos engajada na agenda climática.
“O peso econômico, diplomático e político de Brasil e Estados Unidos torna a cooperação entre os dois países essencial para a resposta global à crise climática. Diante das ameaças do negacionismo, promover o diálogo entre parlamentares brasileiros e norte-americanos comprometidos com a sustentabilidade e a transição justa é um sinal importante de apoio às ambições da COP30”, disse a VEJA Maiara Folly, diretora-executiva da Plataforma CIPÓ.