Opinião é de 97% dos entrevistados na pesquisa Hábitos Culturais

Uma recente pesquisa conduzida pela Fundação Itaú em colaboração com o Datafolha revelou que 97% dos pais consideram crucial a participação de seus filhos em atividades culturais para o seu desenvolvimento. Este estudo, intitulado Hábitos Culturais, apontou também que 95% dos pais acreditam que tais atividades contribuem significativamente para o desempenho escolar de seus filhos.

Realizada de forma presencial ou por telefone, a pesquisa entrevistou 2.405 pessoas com idades entre 16 e 65 anos, abrangendo todas as regiões do Brasil. Destas, 67% eram pais. Os resultados, divulgados nesta quarta-feira (6), trazem insights valiosos sobre a relação entre atividades culturais e educação.

Esmeralda Correa, coordenadora do Observatório de Pesquisas em Educação e Cultura da Fundação Itaú, destacou a percepção dos pais sobre como os hábitos culturais podem influenciar positivamente o desempenho acadêmico de seus filhos. Ela ressaltou a importância de integrar educação e cultura como parte das políticas públicas.

“Quando a gente perguntou para as pessoas que têm filhos, 97% afirmaram que é muito importante as crianças realizarem atividades culturais. E 95% disse que elas ajudam a melhorar o desempenho escolar. Isso é interessante porque há uma percepção de que os hábitos culturais também facilitam o desempenho acadêmico, o que nos permite entrar nesse debate de política pública de como integrar a educação com a cultura”, disse Esmeralda Correa, coordenadora do Observatório de Pesquisas em Educação e Cultura da Fundação Itaú.

A pesquisa revelou que o reconhecimento da importância das atividades culturais para o desempenho escolar é ainda maior entre as classes sociais mais altas, com 97% dos pais das classes A e B concordando com essa afirmação. Porém, mesmo nas classes mais baixas (D e E), 91% dos pais compartilham dessa visão, enquanto na classe C, o índice chega a 96%.

Além disso, os pais entrevistados enfatizaram os benefícios das atividades culturais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de seus filhos. Para 54% dos entrevistados, tais atividades influenciam positivamente na criatividade das crianças e adolescentes.

Outras habilidades e competências socioemocionais destacadas pelos pais incluem autoconhecimento (38%), empatia (37%), senso de cidadania (37%), e engajamento e pensamento crítico (35%).

Esmeralda Correa enfatizou a necessidade de integrar atividades culturais nos currículos escolares, especialmente nas escolas públicas, para reduzir desigualdades de acesso à cultura. Ela ressaltou que as políticas educacionais e culturais deveriam ser mais integradas.

Além disso, a pesquisa revelou que as redes sociais são a principal fonte de consulta sobre atividades culturais, seguidas por recomendações de amigos e parentes, propagandas e outros meios de comunicação.

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Esses resultados ressaltam a importância das atividades culturais na vida escolar e no desenvolvimento pessoal dos estudantes, destacando a necessidade de uma abordagem integrada entre educação e cultura para garantir um ambiente de aprendizado enriquecedor e igualitário para todas as crianças e adolescentes.

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