Ação integrada da Polícia Civil, GIAR, GCM e Defesa Agropecuária fiscaliza seis fazendas, aplica multas e combate riscos sanitários na produção de mel
Uma fiscalização rigorosa está reforçando a proteção da atividade apícola e a segurança na zona rural de Itatinga. A Polícia Civil deflagrou a Operação Ferroada, com apoio do Grupo de Investigações em Área Rural (GIAR), Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo. Seis propriedades rurais foram vistoriadas durante a força-tarefa.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A operação identificou apiários instalados de forma clandestina, sem autorização dos proprietários das terras e sem licenciamento da Defesa Agropecuária. A situação representa um risco direto ao controle sanitário e ameaça a integridade de criadouros legalizados.
Foram lavrados três autos de infração por ausência de cadastro dos apicultores junto ao órgão estadual e um auto por transporte irregular de abelhas, feito sem a obrigatória Guia de Trânsito Animal (GTA).
Além das autuações, os agentes realizaram abordagens a veículos, cargas e passageiros nas estradas rurais, prevenindo outros tipos de crimes e irregularidades. Destaque para o uso de comunicação via satélite embarcada em viatura da GCM, que proporcionou acesso em tempo real a sistemas policiais e da Defesa Agropecuária, otimizando a checagem de antecedentes e registros.
A Polícia Civil de Itatinga adiantou que novas ações como essa estão previstas, reafirmando o compromisso com a proteção da apicultura e a segurança do meio rural, conforme planejamento estratégico do Deinter 7 e da Delegacia Seccional de Botucatu.