Por Marcos Piangers
As crianças se esforçam pra ser os melhores filhos que conseguem. Os pais se esforçam pra ser os melhores pais que conseguem.
Foi depois de uma palestra em São Paulo, uma menina veio me agradecer porque quando falo sobre paternidade, ela se lembrava do pai dela. “Meu pai era incrível, perto dele eu me sentia protegida, forte, confiante. Ele era engraçado, tornava tudo mais divertido. Sinto uma saudade danada. Acho que toda criança merece um pai como o que eu tive”, ela disse. Eu achei aquilo tão bonito que respondi que agora tinha esse objetivo: ser para as minhas filhas o que o pai dela foi pra ela.
📲 *Participe do canal Fala Marília no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaJYnfo5Ejy6xwaEJm2y*
Quero que minhas filhas se lembrem que foram felizes do meu lado. Lembrem que eu estava sempre disposto quando queriam brincar. Lembrem das brincadeiras que inventamos juntos, do aperto de mão secreto, do poder que tinha meu beijo quando curava seus machucados. Lembrem das noites fazendo juntos a tarefa da escola, ou estudando.
Quero que se lembrem dos mergulhos de mar, das horas fazendo castelinho na areia, das fogueiras e da lua nascendo, das músicas que fizemos juntos, de quando eram pequenas e as embalei. Da segurança que sentiam no meu colo. De que as ensinei a caminhar, tomar banho, andar de bicicleta, dirigir. E elas me ensinaram a ser pai.
Peço um pouco de generosidade à sua memória. Que se esqueçam quando eu estava cansado, fui grosseiro, não ouvi o que tinham pra me contar porque estava pensando no trabalho. Que me perdoem por ter ficado no celular, no escritório, na viagem, a saudade que eu senti quando vi que tinham crescido demais.
Que esqueçam dos castigos imbecis que impus, dos gritos exagerados pedindo banho, pedindo tarefa, pedindo pressa, calma pai, calma papai, calma meu papaizinho, a vida é pra ser aproveitada com calma. As crianças se esforçam pra ser os melhores filhos que conseguem. Os pais se esforçam pra ser os melhores pais que conseguem.
Só sente dor o pai que tentou. A paternidade só parece difícil para aqueles que se esforçam, que querem deixar lembranças melhores do que aquelas que tiveram na sua própria infância.
Todo pai é marcado pela falta ou pela presença do seu próprio pai. Só quem não teve pai, ou teve um ruim, sabe a falta que um bom pai faz. A falta que faz a força, a segurança e a gentileza de um pai. A falta que faz alguém que brinca, ensina a andar de bicicleta, torna tudo mais divertido. Ser o pai que toda criança merecia ter. Ter o pai que toda criança merecia ter. Se você teve um pai desse, por favor, pode me dizer como é?
A vida é incrível.
Desejo a você muito mais do que sorte.
Feliz Dia dos Pais!
Marcos Piangers