Novo piso salarial para zootecnistas é aprovado pela Comissão da Câmara dos Deputados

Os zootecnistas podem estar a poucos passos de contar com um novo piso salarial de seis salários mínimos, o que equivale a R$ 9.108. Essa alteração pode acontecer devido a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2.816/23 pela comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados.

O texto do PL altera a Lei nº 4.950-A/66, que já define remuneração mínima para engenheiros, químicos, arquitetos, agrônomos e médicos-veterinários e com a mudança inclui os zootecnistas nesse grupo.

A medida é considerada uma conquista fundamental por garantir maior reconhecimento e valorização do trabalho desses profissionais, além de contribuir para atrair novos talentos à área e fomentar inovação no agronegócio.

“Com a pecuária altamente tecnificada, o zootecnista exerce um papel de relevância. Este projeto tende a fortalecer a valorização do profissional da zootecnia, contribuindo para a redução da precarização do trabalho e para um maior reconhecimento social da profissão em um setor estratégico para o desenvolvimento econômico do Brasil”, destacou o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves.

A Zootecnia trabalha com o estudo, manejo e produção de animais domesticados e silvestres, focando na sua criação, nutrição, bem-estar e melhoramento genético para obter produtos de qualidade e garantir a sustentabilidade e rentabilidade dos empreendimentos agropecuários.

O Projeto de Lei segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Caso seja aprovado sem alterações, será encaminhado à sanção presidencial.

Fonte: CRMV-RJ, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre o novo piso salarial para zootecnistas

Qual o valor do possível novo piso salarial dos zootecnistas?

Caso o novo valor seja aprovado, o piso salarial dos zootecnistas será de seis salários mínimos, o que equivale a R$ 9.108.

Quais as áreas de atuação dos zootecnistas?

Esses profissionais atuam no estudo, manejo e produção de animais domesticados e silvestres, focando na sua criação, nutrição, bem-estar e melhoramento genético.

O piso salarial já está aprovado?

Não, o Projeto de Lei foi para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para que seja aprovado em definitivo.

Nova Resolução permite isenção de anuidade para médicos-veterinários e zootecnistas

Enagro oferece capacitação gratuita para médicos-veterinários e zootecnistas

O futuro da produção animal está em boas mãos: Zootecnistas lideram a revolução da sustentabilidade e da inovação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *