Granja comercial já foi isolada e todos os protocolos de segurança foram acionados
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) alerta para a identificação de um foco de gripe aviária em granja comercial na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. As amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) nesta sexta-feira (16/5).
Os protocolos de segurança já foram acionados tanto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), quanto pelas autoridades estaduais. Ações de contenção estão em andamento sob a coordenação do ministério.
Diante desse caso, as vendas e exportações de aves e ovos dessa região estão suspensas por 60 dias. Para a China, por conta de protocolos antigos, assim como na Uniao Europeia, toda a exportação brasileira de aves está suspensa por dois meses.
A Faesp, entretanto, reforça a necessidade de uma vigilância efetiva por parte dos produtores, com a adoção de medidas preventivas de biosseguridade, com controle de acesso às granjas, barreiras sanitárias e monitoramento permanente dos plantéis e treinamento de equipes, a fim de identificar qualquer anormalidade com antecedência, para tomada de medidas adequadas. Os produtores devem seguir todas as recomendações sanitárias e protocolos de prevenção com rigor.
A Federação ressalta que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, considerando que a doença não é transmitida por meio do consumo. A população está segura e não há qualquer restrição ao consumo.
O Brasil atende e pratica os mais rigorosos protocolos internacionais de biosseguridade para preservar a produção, o abastecimento e as relações comerciais.
A Faesp cumprimenta a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) que tem feito um ótimo trabalho a respeito dessa seguridade e em prol dos produtores.
The post NOTA: Primeiro foco de gripe aviária detectado no Rio Grande do Sul appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.