Entre os temas abordados, o Encontro Estadual de Mulheres do Agro, em agosto, onde são esperadas mais de 3 mil empreendedoras rurais
O segundo dia do Encontro de Coordenadores do Senar-SP foi aberto por Juliana Canaan, gerente do Departamento Jurídico, que apresentou o Edital de Credenciamento de Instrutores, já em fase de implementação. Na mesma ocasião, foi introduzido o novo Código de Conduta de Coordenadores e Instrutores, elaborado em resposta ao aumento de denúncias recebidas pela Ouvidoria ao longo do último ano.
O tema foi amplamente discutido, sendo aberto para dúvidas, que, tanto Juliana, quanto Jair Kaczinski, gerente técnico do Senar-SP, ofereceram esclarecimentos a respeito e salientaram que a participação de todos ajudará na solução de problemas provenientes de denúncias via Ouvidoria.
Em seguida foi a vez de Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae-SP, falar com os participantes do encontro. Ele destacou as parcerias entre as entidades, visando o empreendedorismo e a autonomia financeira de produtores rurais. Também foram abordados assuntos como investimentos, Inova Senar (conjunto de iniciativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural voltadas para a promoção da inovação no setor agropecuário) e o Speed Agro, programa de aceleração de startups do agronegócio, desenvolvido pelo Sebrae-SP, para impulsionar o crescimento e a inovação no setor.
Andreia Bittencourt, analista técnica operacional, explicou a Lei nº 10.097/2000 que trata da aprendizagem profissional. Ela altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para estabelecer que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens aprendizes, oferecendo formação técnico-profissional compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico.
O Senar-SP ofertará 1.000 matrículas para empresa demandante do Programa de Aprendizagem nas diversas ocupações: mecânico, tratorista, avicultura de postura, viveirista, dentre outros.
A presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, apresentou os números alcançados no primeiro semestre deste ano e explicou como será o 3º Encontro de Mulheres do Agro, a ser realizado em 29 de agosto, com previsão de reunir mais de 3 mil mulheres que empreendem no campo. Também convidou as coordenadoras de sindicatos rurais a participarem da 10ª edição do CNMA (Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio), nos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo, que tem como expectativa receber mais de 3.300 congressistas.
Priscila Levorin, técnica do Senar-SP, apresentou o Programa Jovem Empreendedor do Agro que chega para transformar o Programa Jovem Agricultor do Futuro. Através de um conteúdo moderno e dinâmico, com temáticas atuais como inovação, empreendedorismo, ASG, o Programa possui personagens criados em inteligência artificial que reforça diálogos objetivos, leves, divertidos e memoráveis. Essa mudança permite uma conexão maior dos jovens com os temas explorando possibilidades e descobertas dentro do setor.
O assunto suscitou dúvidas das coordenadoras e dos coordenadores de sindicatos rurais. Questões relacionadas ao novo formato, como quem serão os instrutores, conteúdo programático, carga horária, dentre outras que foram sanadas por Jair Kaczinski, gerente técnico do Senar-SP, juntamente com Priscila.
O Programa terá 420 horas, de abril a novembro, com um instrutor atuando em tempo integral, e um especialista auxiliando no Projeto Integrador. Esse projeto será a parte prática do programa, que será executada em uma Arena Empreendedora, local onde as aulas serão ministradas.
A importância da saúde no meio rural também esteve na pauta. Roberto Duarte, responsável pelo Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC), salientou que a “saúde é das coisas mais importantes, e que sem ela não podemos fazer nada”. O programa possui 30 anos e já atingiu diretamente 2 milhões de pessoas orientadas por esse trabalho.
Também explicou aos participantes a parceria entre Embrapa e Senar-SP, firmada em 2024, durante a Agrishow, cujo objetivo é implementar ações voltadas à transferência de tecnologias sociais, promovendo o saneamento básico em prol da qualidade de vida no campo.
Galeria
Veja todas as fotos
The post Mulheres dominam segundo dia de discussões em Encontro appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.