Por Carlos Andrade

‘A Bíblia como Você Nunca Viu Antes’ e o romance regional ‘Canavial, os vivos e os mortos’ são temas da exposição de Aloísio Dias da Silva

A Galeria Municipal de Artes de Marília encerra neste sábado, dia 6 de janeiro de 2024, a mostra com telas do artista naif premiado Aloísio Dias da Silva, que já expôs em países da Europa e no Japão. ‘A Bíblia como Você Nunca Viu Antes’ e o romance regional ‘Canavial, os vivos e os mortos’ consistem nos dois temas da exposição, que tem entrada gratuita e desde a abertura já viu prestigiada por centenas de visitantes. Muitos turistas do Brasil e de países, como Japão e Espanha, passaram pela galeria nas últimas semanas e registraram presenças no livro de visitas.

Aloísio Dias da Silva produziu 13 telas inspiradas no romance ‘Canavial’, que narra a trajetória de uma família de cortadores de cana do Interior de São Paulo. As obras trazem trechos do livro e reproduzem personagens da trama, Silva foi responsável pela produção da capa do livro.

Todas as obras da coleção ‘A Bíblia como Você Nunca Viu’ estarão à venda para aquisição após o término da mostra. Interessados podem entrar em contato com a representante e marchand do artista plástico, Caká de Cerqueira César. através do telefone whatsapp (14) 99641-2870.

Nascido em Presidente Venceslau, Interior de São Paulo, Aloísio Dias da Silva é artista plástico naïf, escultor e arte-educador radicado em Marília desde 1977. É catalogado na Bienal Internacional Naïf de Piracicaba e Denn Hage (Holanda), entre outras.

Esta forma de arte naïf já foi catalogada como “primitivos modernos” ou “naïvité”, como forma de conceituar uma arte autêntica, que por meio de uma forma simples expressa e representa os modos de vida e a própria humanidade de determinado povo ou local. Aloísio Dias da Silva se notabilizou como artista dedicado e profícuo. O currículo é extenso, pois são mais de duas mil obras, participação em 146 exposições, inclusive duas na Europa e uma no Japão.

Em 2016 venceu o Mapa Cultural Paulista e também já foi premiado, além de Marília, em Ourinhos, São José do Rio Preto, Catanduva, Cerquilho e Piracicaba. Realizou várias oficinas culturais em Marília, Echaporã, Lutécia, Oscar Bressane, Ocauçu, Álvaro de Carvalho e Rio Pardo de Minas.

Participe da comunidade Fala Marília no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *