Mesa São Paulo lança Rota do Queijo

Evento serviu para aproximar produtores rurais da população urbana e colocá-los em contato com grandes chefs

Foi uma grande celebração. A abertura da Mesa São Paulo, nesta quinta-feira (30), um dos principais eventos gastronômicos do país, serviu para o lançamento pelo governo estadual da Rota do Queijo de São Paulo, que reuniu produtores rurais e mestres queijeiros de várias regiões. Para o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) foi fundamental para o mapeamento dos principais laticínios artesanais paulistas e a construção de um projeto que visa desenvolver os municípios e dar visibilidade aos pequenos empreendedores.

Tirso Meirelles, presidente da Faesp, ao lado dos diretores Pedro Lucchesi e Marcio Vassoler, e do assessor especial Saimon Rosa, em visita à área dos expositores, lembrou que eventos como esses ajudam a aproximar a população urbana do meio rural, permitindo a venda direta. Ele frisou que é preciso agregar valor aos produtos do campo, então, ao invés do leite, há uma variedade grande queijos artesanais, dos mais diferentes métodos e com misturas que fazem o diferencial.

“Essa é uma festa espetacular, que aproxima o campo da cidade e leva ao consumidor produtos de altíssima qualidade, como queijos, embutidos, cachaças e doces, entre outros. Feiras como essas são importantes pela integração e o governo paulista dá exemplo de como se faz para manter o homem e a mulher no campo, produzindo e construindo um portfólio cada vez mais diverso e capaz de atender até os mais exigentes paladares”, frisou Meirelles.

O Mesa São Paulo exerce papel fundamental na valorização e divulgação dos produtos artesanais paulistas. Ao reunir chefs renomados, produtores rurais, pesquisadores e consumidores em um mesmo espaço, o evento cria uma vitrine privilegiada para que queijos, cafés, azeites, embutidos, vinhos, cachaças e outros alimentos típicos do interior paulista ganhem visibilidade e reconhecimento nacional. Além de promover o contato direto entre produtores e o público, o Mesa SP estimula o consumo consciente, fortalece as cadeias curtas de comercialização e reforça a identidade gastronômica regional, mostrando que a qualidade e a autenticidade dos produtos artesanais são diferenciais competitivos do agronegócio de São Paulo.

Participaram da cerimônia ainda Jorge Scheneider, presidente do Mesa São Paulo; o vice-governador, Felício Ramuth;  Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento; Marília Marton, secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas; Marcos da Costa, secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência; a secretária de Desenvolvimento econômico em exercício, Mariana Rodrigues; o secretário executivo da Casa Civil, Fraide Sales; o presidente da Fundação Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da capital paulista, Armando Julio, representando o secretário Rodrigo Goulart.

Produtores

A premiada mestre queijeira Martina Sgarbi, de Parelheiros, na capital paulista, vê em eventos como a Mesa SP uma oportunidade de aproximar os pequenos produtores de chefs famosos. “Eles buscam sempre opções que possam harmonizar com risotos e carnes e precisamos ter produtos que possam fazer parte desse cardápio, entrando nos restaurantes da alta gastronomia. É uma oportunidade de fazer networking que não podemos perder”, explicou Martina.

Já Fernanda Bonanni, da Queijaria Bonanni de Itu, apontou a visibilidade como o maior benefício em participar desses eventos. “Somos pequenos e o Mesa São Paulo dá visibilidade àqueles que ainda não são conhecidos no mercado. É a oportunidade de mostrar a qualidade de nossos produtos”.

Rogério de Freitas, do Senhor Acepipes, da Vila Mariana, na capital paulista,que está entre os finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Molho de Pimenta, ressaltou a importância da parceria do Senar-SP para mostrar o trabalho dos pequenos empreendedores. “Essa troca de experiências com outros produtores ajuda na construção de um setor agropecuário de São Paulo ainda mais forte”, concluiu.

Galeria

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *