Mercado de trabalho dos Estados Unidos perde fôlego

O setor privado dos Estados Unidos criou 54 mil empregos em agosto, segundo o relatório oficial da ADP divulgado nesta quinta-feira, 4. O número vem abaixo do esperado e  representa uma desaceleração frente a julho, quando foram abertas 106 mil vagas após revisão. Os dados apontam para um maior enfraquecimento do mercado de trabalho, fortalecendo as expectativas de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve Bank, o banco central americano, já que o dado era aguardado por investidores. As projeções apontava para criação de 74 mil vagas.

A desaceleração nas contratações é atribuída a fatores como escassez de mão de obra, consumidores cautelosos e inteligência artificial. A pesquisa mostrou avanço nos salários: trabalhadores que permaneceram no mesmo emprego tiveram aumento anual de 4,4%, enquanto aqueles que trocaram de posto registraram alta de 7,1%.

O desempenho foi desigual entre setores. Houve expansão em lazer e hospitalidade, com 50 mil novas vagas, e em construção, com 16 mil. Já a manufatura perdeu 7 mil postos, comércio e transporte recuaram em 17 mil, e educação e saúde cortaram 12 mil. Nas atividades profissionais e empresariais, houve incremento de 15 mil empregos.

As contratações foram mais robustas em companhias médias e grandes, com modesto aumento em pequenas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *