Matuê, chefe do Comando Vermelho, é morto em operação da Polícia Civil no RJ

Ygor Freitas de Andrade, o Matuê, apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) na Zona Oeste do Rio, foi morto nesta quinta-feira, 9, durante uma operação da Polícia Civil.

A ação, parte da Operação Contenção, ocorreu na comunidade da Chacrinha, na Praça Seca, e terminou com três suspeitos mortos, entre eles o traficante e dois seguranças. Segundo a polícia, Matuê reagiu à tentativa de prisão e foi baleado. Contra ele, havia três mandados de prisão em aberto por homicídio, tráfico e associação criminosa.

Matuê era apontado como chefe do tráfico na Gardênia Azul e na Chacrinha e responsável por coordenar invasões do CV a comunidades vizinhas. Ele também era o principal suspeito de matar o policial civil José Antônio Lourenço, da Core, em maio deste ano.

Após o confronto, criminosos incendiaram barricadas na Estrada da Chácara, um dos acessos à comunidade.

Segundo o delegado Moysés Santana, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Matuê integrava a equipe sombra, grupo subordinado ao traficante BMW, ligado ao ataque que matou médicos na Barra da Tijuca em 2023.

Desde o início da Operação Contenção, a Polícia Civil afirma ter prendido 98 suspeitos, apreendido 273 armas — 73 delas fuzis —, 100 quilos de drogas e R$ 6 bilhões em ativos ligados à facção.

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *