Marília sedia evento inédito e gratuito de Capoeira

Quase 500 capoeiristas de cinco estados participam, entre eles os 40 alunos da prática no Instituto Lóttus

Marília terá um evento inédito e gratuito de Capoeira neste final de semana. A paixão pelo primeiro esporte brasileiro, que ainda integra música, dança e filosofia, reúne mestres e alunos de cinco estados e 20 cidades diferentes, tendo os 40 praticantes do Instituto Lóttus (entidade local) entre os protagonistas. O Capoeira Arte Show acontece neste sábado (30 de agosto), no Teatro Municipal, das 18h às 21 horas. Toda a população é convidada. Basta comparecer e prestigiar.

Cinco grandes apresentações contarão a história do capoeirista de Marília, Fábio Luiz Mattos Ribeiro, que exerce a prática há 35 anos e há mais de nove anos ensina capoeira no Instituto Lóttus para crianças e adolescentes do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). O ponto alto do evento está guardado para o final, quando o Contramestre se consagrará Mestre, mas não sem antes passar por uma grande apresentação que ele preparou com as crianças e adolescentes do Lóttus.

“Estarão no palco quase 500 capoeiristas em diferentes exibições. Entre eles, os 40 alunos do Lóttus (de seis a 17 anos) que representarão os últimos nove anos de capoeira do instituto, representando mais de 300 crianças que já passaram pela Oficina nesse período, levando consigo o aprendizado que a prática traz”, disse o Contramestre.

De acordo com a assistente social do SCFV do Instituto Lóttus, Milena Manfrin, nesse espaço de acolhimento e desenvolvimento que o SCFV oferece, a capoeira se constituiu uma ferramenta de transformação. “O Mestre Dunga, como é conhecido o professor Fábio, guia nossas crianças e adolescentes por esta expressão cultural brasileira, que mistura a ginga da dança e a força da luta e convida os participantes a uma jornada de autoconhecimento e coletividade. Nessas rodas de capoeira, a troca de experiências é visível e os laços se fortalecem”, salientou.

No Instituto Lóttus, a capoeira está entre as atividades propostas há cerca de 20 anos, com grande aceitação das crianças e adolescentes por conta dos movimentos e musicalidade. Meninos e meninas se integram com respeito, disciplina e amizade, aprimorando-se em ritmo, coordenação motora e comportamento, além de desenvolverem o amor à cultura nacional, contribuindo com seu protagonismo na sociedade.

Como parte do Capoeira Arte Show já houve uma exposição de instrumentos de capoeira com material reciclável no Marília Shopping no último final de semana. E uma amostra da prática nesta quinta-feira (28) na Feira Noturna. Além de um festival interno na Emef Olímpio Cruz.

O evento desse sábado (30) no Teatro Municipal tem o apoio da Secretaria de Cultura de Marília e integra mestres, praticantes e alunos, de diferentes idades, graduações e cidades, em uma demonstração prática e festiva de inclusão, que é um dos norteadores dessa arte.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *