Iniciativa da Secretaria de Agricultura será realizada no dia 6 de agosto, com foco na preservação ambiental e no apoio ao produtor rural
Em um importante passo rumo à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza no dia 6 de agosto (quarta-feira) uma ação emergencial para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos. A iniciativa visa garantir a destinação correta desses resíduos perigosos, protegendo o solo, a água e a saúde da população.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A coleta será realizada das 8h15 às 15h45, no barracão da Cooperativa Sul Brasil, localizado na Rua Joaquim Palácio, nº 78 – Distrito de Lácio. Ao entregar as embalagens vazias, os produtores rurais receberão recibo de devolução, um documento obrigatório para estar em dia com a legislação ambiental.


A ação é fruto de uma parceria com o InPev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), a Cooperativa Sul Brasil, e o apoio direto dos vendedores de insumos agrícolas do município.
Para que a devolução seja aceita, as embalagens devem seguir os seguintes critérios:
- Estar tríplice lavadas;
- Estar sem tampas, separadas por tipo e tamanho;
- Estar devidamente contadas;
- Embalagens do tipo “saquinho” devem ser colocadas em sacos próprios para devolução.
Por que essa ação é importante?
Atualmente, Marília não possui um ponto fixo para devolução dessas embalagens, o que obriga os produtores a se deslocarem até Garça. Com esta coleta especial, o município busca facilitar a logística para o agricultor e, principalmente, evitar o descarte irregular de resíduos tóxicos na natureza.
Pensando no futuro, a Prefeitura já doou um terreno à ADAMA (Associação das Distribuidoras de Agrotóxicos de Marília), onde será construído um ponto fixo para recebimento das embalagens, garantindo praticidade e continuidade na preservação ambiental.
“Essa ação emergencial atende uma demanda urgente dos nossos produtores e reforça o nosso compromisso com a responsabilidade ambiental no campo”, destaca o secretário Leonardo Mascarin. “Com o futuro ponto fixo, tornaremos esse processo mais acessível e seguro para todos.”
Dúvidas ou mais informações: (14) 3408-2130 – Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.