O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais nesta sexta-feira, 23, para se retratar da fala que fez mais cedo sobre traficantes serem “vítimas” dos usuários de entorpecentes. O petista disse no X (antigo Twitter) que foi uma “frase mal colocada” e que “mais importante que as palavras são as ações de seu governo”.
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, disse no X.
Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2025
Lula está em viagem pela Ásia. Mais cedo nesta sexta, ele criticou a política do presidente dos Estados Unidos Donald Trump de usar força militar para agir contra carteis do narcotráfico na América Latina. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende’, disse durante uma entrevista coletiva.
A declaração colocou o petista na mira direta da oposição, que tem lhe criticado duramente. A pauta da segurança pública é uma preocupação crescente dos brasileiros e promete dominar a cena eleitoral em 2026, quando Lula deve tentar seu quarto mandato como presidente da República.













