Lula lança novo Auxílio Gás com o triplo do tamanho e 15 milhões de famílias beneficiadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quinta-feira, 4, em uma cerimônia realizada na comunidade de Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, o novo programa Gás do Povo, versão reformulada e ampliada do já existente Auxílio Gás. Com verba já prevista de 5 bilhões de reais no Orçamento do ano que vem, o programa prevê entregar botijão de gás gratuito a 15 milhões de famílias, o que, nas contas do governo, alcança 60 milhões de brasileiros. Atualmente, 5 milhões de famílias recebem o vale-gás, e o orçamento reservado para o programa neste ano foi de 3,6 bilhões de reais.

O benefício é destinado às famílias inscritas no Cadastro Único e que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, o equivalente a 759 reais per capita. A quantidade de botijões disponibilizada será definida de acordo com o tamanho da família: até três botijões anuais para famílias de dois integrantes, até quatro para famílias com três integrantes e até seis botijões anuais para famílias com quatro ou mais membros. Ao todo, o programa distribuirá cerca de 65 milhões de botijões por ano, de acordo com o governo.

A principal mudança na nova configuração em relação ao programa atual é que o botijão será entregue gratuitamente e deverá ser retirado diretamente pelos cadastros em postos de revenda autorizados, sem nenhuma transação em dinheiro. Atualmente, os beneficiários recebem um vale com um valor em dinheiro para fazer a aquisição do botijão.

A intenção do programa, de acordo com o governo, é estimular a redução do uso de lenha para cozinhar, que implica em riscos aos domicílios por conta da emissão de poluentes tóxicos, como monóxido de carbono, fumaça e poeira. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística destacado pelo governo, 12,7 milhões de famílias faziam o uso combinado de lenha e botijão de gás para cozinhar, o equivalente a 17% das residências brasileiras, sendo que, destas, cerca de 5 milhões são famílias de baixa renda que optam pela lenha por conta dos custos do botijão.

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *