Lula inicia viagem pela Ásia em meio à expectativa de encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aterrissou nesta quarta-feira, 22, em Jacarta, capital da Indonésia, no pontapé inicial de uma viagem pela Ásia, que incluirá a Malásia no roteiro. A viagem ocorre meses após a visita do presidente indonésio, Prabowo Subianto, ao Brasil. Segundo o Palácio do Planalto, a “agenda marca um novo capítulo nas relações bilaterais, com ênfase em cooperação econômica, agrícola, energética e de desenvolvimento sustentável”.

“Durante o encontro entre Lula e Subianto, os dois líderes devem aprofundar os entendimentos em áreas previstas no comunicado conjunto adotado durante a visita do presidente indonésio a Brasília: comércio e agricultura, segurança alimentar, bioenergia, desenvolvimento sustentável e defesa”, informou o Planalto em comunicado.

Lula partirá para a Malásia na sexta-feira, 24, onde participará do encontro de líderes do Leste Asiático (EAS) e da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). A visita tem como objetivo “intensificar e diversificar o comércio e os investimentos bilaterais, com foco em setores estratégicos como energia, ciência, tecnologia e inovação”. Há expectativa, ainda, de um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às margens da Asean. Fontes da diplomacia brasileira confirmaram a reunião à coluna Radar.

No início do mês, Lula e Trump realizaram um telefonema com saldo positivo. Pouco depois do bate-papo, o líder americano disse que os dois discutiram “muitos assuntos”, mas que a ligação focou na economia e no comércio entre os países. Ele também adiantou que deve se encontrar presencialmente com o petista em breve: “Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”, escreveu.

Algumas horas mais tarde, Trump reafirmou que teve uma boa conversa com o presidente brasileiro, mas não respondeu se pretende diminuir as tarifas impostas sobre o Brasil, um dos pedidos feitos pelo governo Lula. Segundo ele, a reunião permite que agora ambos os países “comecem a fazer negócios”. O republicano, dias após a ligação, voltou a elogiar a “conversa muito boa” que teve com o petista na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, no final de setembro — antes, portanto, da conversa por telefone.

Continua após a publicidade

+ Trump detalha conversa com Lula e cita saldo positivo para futuras discussões

De cúpulas a fóruns

A Asean foi fundada em 1967 e reúne países do Sudeste Asiático com a finalidade de “assegurar estabilidade política, promover o desenvolvimento regional e aprofundar a integração econômica”, além de “consolidar uma zona de livre comércio e construir política externa e aduaneira unificadas entre seus membros”, de acordo com o Planalto. Espera-se que a cúpula formalize o ingresso do Timor-Leste como 11º membro da ASEAN, uma iniciativa apoiada pelo governo brasileiro.

“Essa cúpula tem algumas particularidades. É uma oportunidade de encontro com diversos líderes mundiais, já que todos os grandes países têm algum tipo de relação com a ASEAN e participam das cúpulas. Desde 2023, o Brasil mantém com a ASEAN uma parceria de diálogo setorial”, explicou o embaixador Everton Lucero, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Lula marcará presença em uma “série de fóruns empresariais e encontros voltados ao fortalecimento das relações econômicas entre o Brasil e os países do Sudeste Asiático” em ambos os países, incluindo o Fórum Bilateral Brasil-Malásia, voltado para o setor privado. O comércio bilateral entre Brasil e Indonésia chegou a US$ 567,8 milhões até setembro de 2025, com o país ocupando o 19º lugar entre os destinos das exportações brasileiras. As trocas comerciais com Malásia, por sua vez, alcançaram a US$ 487,2 milhões no mesmo período.

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *