Lula confirma que disputará 2026 e PT recorre de arquivamento de cassação de Eduardo

Durante uma agenda na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que irá tentar seu quarto mandato nas eleições de 2026. Ele também criticou o protecionismo e defendeu um comércio global livre e sem o dólar. A declaração do petista antecede um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previsto para o domingo. Também nesta quinta, 23, o presidente americano cancelou um encontro que teria com Putin e anunciou novas sanções à Rússia. Segundo a Casa Branca, o governante russo não teria interesse na paz.

A base do PT na Câmara vai recorrer da decisão do Conselho de Ética que arquivou o pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), reuniu a quantidade de assinaturas necessária para obrigar o plenário a rever a decisão do colegiado. No entanto, é o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que decide quando pautar e se irá pautar o recurso. O pedido de cassação foi feito pelos deputados do PT, que querem que Eduardo perca o mandato por conta dos ataques feitos à democracia e às instituições brasileiras.

No Judiciário, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o influenciador Paulo Figueiredo seja notificado em solo americano para se defender no caso do golpe de Estado. Ele é o único acusado do núcleo cinco, além de responder a uma outra ação penal, ao lado do Zero Três, por tentar impedir o andamento da ação que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes mandou expedir uma carta rogatória para concretizar essa diligência.

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *