‘Quatro patas, a história de Pituco’ venceu edital de incentivo da PNAB e revela o comportamento do vira-lata que inspirou personagem da franquia de HQs ‘Radius’
O livro ‘Quatro patas, a história de Pituco’, que venceu o edital de incentivo cultural da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), está em fase avançada de redação. O trabalho literário conta a verdadeira história de Pituco, o cãozinho vira-latas que se tornou super-herói das histórias em quadrinhos ‘Radius’, de Tiago de Moraes das Chagas. Tiago está escrevendo o livro com o jornalista e escritor Ramon Barbosa Franco, de ‘Canavial, os vivos e os mortos’, ‘A próxima Colombina’ e ‘Contos do Japim’.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Não é o primeiro prêmio cultural que Pituco recebeu. Recentemente, em votação nacional, ‘Radius’ conquistou o troféu Super-Herói Brasileiro, organizado para celebrar o Dia Nacional do Super-Herói Brasileiro. E anteriormente, a HQ ‘Radius’ recebeu premiações da indústria gráfica.
“Está sendo uma experiência transformadora reviver o que o Pituco foi para minha vida e para a vida das pessoas que o conheceram. Confesso que há momentos de muita tristeza, por conta da saudade que ele deixou. Mas também existem instantes de profunda alegria e de gratidão, por ter convivido com sua alegria e lealdade”, contextualizou Tiago de Moraes. A obra será uma homenagem especial, contando a trajetória do cachorro que inspirou tantas conquistas, além de um incrível personagem na franquia Radius.
O projeto editorial tem curadoria da produtora Nosso Quintal, de Brunno Alexandre. “Trabalhar com a mensagem que Pituco deixou, principalmente porque além de ser um cãozinho especial, ele se transformou em super-herói brasileiro, permitirá muitas pessoas reviverem seus pets de estimação, e valorizá-los mais ainda”, afirmou.
A composição do livro vem requisitando um pouco do trabalho jornalístico e da pesquisa de campo. Este trabalho vem sendo realizado conjuntamente por Tiago de Moraes e por Ramon Barbosa Franco. “Não é a primeira vez que escrevo sobre Pituco. Anteriormente, em ‘Radius’, desenvolvi todo o arquétipo do super-herói Pituco a partir da personalidade que encontrei no cachorrinho Pituco. Confesso que me sinto um pouco José Mauro de Vasconcelos dando vida ao pé-de-laranja-lima ou aos inesquecíveis personagens do inesquecível ‘Coração de Vidro’”, salientou o escritor e jornalista.
No final da tarde desta terça-feira, dia 14 de janeiro de 2025, a produção divulgou a capa e detalhes do projeto editorial. Conforme os autores destacaram, a divulgação das imagens coincidiu com a conclusão da primeira fase de produção literária e editorial de ‘Quatro Patas, a história de Pituco’. “Acredito que o livro vai emocionar crianças e gente grande”, concluiu Tiago de Moraes.